• Carregando...

Um carro-bomba com um suicida do Taleban atingiu um comboio da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), nesta terça-feira, na capital afegã, matando 18 pessoas, dentre elas seis soldados - cinco norte-americanos e um canadense - e 12 civis. Este foi o ataque mais mortífero contra a Otan na capital afegã em oito meses.

O coronel canadense Geoff Parker, de 42 anos, foi o militar de mais alta patente das forças do Canadá a morrer desde que a missão do país no Afeganistão teve início, em 2002.

A maioria dos civis que morreu estavam num ônibus durante a hora do rush da manhã, ao longo de uma rua que passa pelas ruínas do palácio real e de ministérios. Pelo menos 47 pessoas ficaram feridas, informou o Ministério do Interior.

A poderosa explosão danificou quase 20 veículos. O ataque foi o mais mortífero contra as tropas da Otan em Cabul desde setembro, e ocorreu apesar do reforço das autoridades afegãs para impedir a violência na capital. No último violento ataque do tipo, ocorrido em fevereiro, suicidas invadiram dois pequenos hotéis e mataram 16 pessoas.

O atentado ocorre no momento em que a Otan se prepara para uma grande ofensiva em Kandahar, uma província no sul afegão, que é um importante bastião do Taleban.

O secretário-geral da Otan, Anders Fogh Rasmussen, condenou o ataque e garantiu que isso não impedirá os esforços da aliança no Afeganistão. "A Otan permanece comprometida com suas missão de proteger o povo afegão e fortalecer a capacidade de o Afeganistão resistir ao terrorismo", disse Rasmussen, em Bruxelas. O presidente afegão, Hamid Karzai, também condenou o ataque.

O ataque foi o maior ocorrido na capital afegã desde fevereiro e ocorreu após um anúncio do Taleban sobre uma nova ofensiva, apesar de os Estados Unidos estarem se preparando para uma grande ação com o objetivo de restaurar a ordem no turbulento sul afegão.

O porta-voz do Taleban, Zabiullah Mujahid, assumiu a responsabilidade pelo ataque, dizendo à Associated Press, por telefone, que o suicida era um homem de Cabul e que o veículo estava com 750 quilos de explosivos. A explosão, que sacudiu a capital, aconteceu por volta das 8h, quando as ruas estavam cheias de carros, ônibus e caminhões.

A Otan também comunicou que dois soldados internacionais foram mortos nesta terça-feira em ataques separados no sul, um dos quais, segundo o comando dos Estados Unidos, era norte-americano Com isso, o número de militares norte-americanos mortos no Afeganistão, Paquistão e Usbequistão desde que a guerra começou em 2001 subiu para pelo menos 993, segundo contagem da Associated Press.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]