• Carregando...

Chega a 50 o total de mortos por um ataque a bomba contra peregrinos xiitas neste sábado (14) perto da cidade de Basra, no sul do Iraque, afirmou o chefe de saúde provincial da região, Riyadh Abdulamir. É o último de uma série de atentados ocorridos durante as comemorações xiitas, o que ameaça piorar a tensão sectária no país, semanas após a retirada das tropas dos EUA. O número inicial indicava 30 vítimas fatais.

Abdulamir confirmou ainda que havia 100 pessoas feridas pelo ataque, realizado por volta das 9 horas (hora local). Testemunhas disseram que a ação ocorreu nas proximidades da cidade de Zubair, a sudoeste de Basra, enquanto os fiéis seguiam para uma mesquita xiita próxima. Uma autoridade policial confirmou o número de mortos.

Um porta-voz do governador da província de Basra, Ayad al-Emarah disse que não estava claro se a explosão havia sido causada por um suicida ou por uma bomba. Zubair é um enclave sunita na região sul do Iraque, predominantemente xiita.

Os xiitas comemoravam o momento principal do Arbaeen, que marca os 40 dias de luto após a data da morte do Imã Hussein, neto do profeta Maomé. O ataque tem a marca da insurgência sunita. A festa do Arbain, na qual é tradição peregrinar à cidade santa de Karbala, onde está o santuário do imame Hussein, chegará ao fim entre a noite deste sábado e amanhã.

Os ataques contra xiitas se sucederam nas últimas semanas. Em 5 de janeiro, os fiéis deste credo foram alvo de uma onda de atentados que causou a morte de pelo menos 59 pessoas.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]