• Carregando...
Explosão é vista próximo ao aeroporto de Damasco | REUTERS/Bassam Al Arbeeni
Explosão é vista próximo ao aeroporto de Damasco| Foto: REUTERS/Bassam Al Arbeeni

Além do enfrentar o medo de tiros e estrondos, os moradores da capital síria tiveram a escuridão como adversária na noite desta quarta-feira. Segundo o Ministério da Energia, um ataque contra um gasoduto empreendido pelas forças da oposição ao presidente Bashar al-Assad provocou um blecaute completo em Damasco. Relatos coletados nas redes sociais dão conta de que uma forte explosão sacudiu os arredores do aeroporto internacional de Damasco pouco antes da queda de energia.

"A cidade toda ficou negra. Houve uma explosão seguida por uma bola de fogo", afirmou uma moradora do centro da cidade, relatando, ainda, ter ouvido rajadas de tiros de armas automáticas.

Pelo Twitter, ativistas de províncias como Homs e Aleppo relataram terem sido afetados pelo apagão - cuja extensão total ainda não pôde ser confirmada. O ministro da Energia, porém, confirmou o atentado. Ele disse que a ação causou um blecaute em todas as províncias e prometeu trabalhar pelo restabelecimento da energia elétrica.

"Um ataque terrorista contra um gasoduto que abastece a central elétrica do sul, provocou um corte de energia nas províncias. Estamos trabalhando para reparar os danos", disse o ministro Emad Khamis à agência estatal Sana.

Em Londres, a ONG Observatório Sírio dos Direitos Humanos afirmou que a explosão ocorreu no gasoduto da cidade de Ghasula, a cerca de dois quilômetros do aeroporto. A área teria sido atingida por disparos de artilharia de grupos opositores ao regime. Em setembro, uma ação similar, contra uma torre de transmissão, havia deixado várias áreas da capital sem energia durante algumas horas. Para ativistas, a ofensiva de ontem foi ainda mais violenta.

"Parece uma operação de amplo alcance planejada com antecedência", disse o diretor do Observatório, Rami Abdel Rahman.

Com a oposição síria extremamente fragmentada, a autoria do ataque desafia regime e ativistas. Num vídeo postado no Youtube, um grupo desconhecido, intitulado Leões da Brigada de al-Ghouta, assumiu a autoria do atentado, que teria o objetivo de "escurecer a capital e forçar à ação dos civis de Damasco". Sua veracidade, porém, não pôde ser confirmada.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]