• Carregando...
Jovens  observam homenagens deixadas em frente ao shopping de Munique, no dia seguinte do ataque que matou nove pessoas. | CHRISTOF STACHE/AFP
Jovens observam homenagens deixadas em frente ao shopping de Munique, no dia seguinte do ataque que matou nove pessoas.| Foto: CHRISTOF STACHE/AFP

As autoridades alemãs indicaram neste sábado (23) que o homem que na véspera disparou e matou nove pessoas em um shopping em Munique era um desequilibrado sem vínculos com o grupo Estado Islâmico (EI).

“Partimos do princípio de que este caso se trata de um ato clássico de um desequilibrado sem nenhum tipo de motivação política”, afirmou o representante do ministério Público, ao falar do autor do ataque, um jovem de 18 anos e dupla nacionalidade, alemã e iraniana, que se suicidou após o tiroteio.

“Não há absolutamente qualquer vínculo com o Estado Islâmico”, declarou, por sua parte, o chefe da polícia de Munique, Hubertus Andrä.

A polícia achou indícios que indicariam que o jovem sentia fascínio pelos assassinatos em massa e que juntava informações sobre pessoas desequilibradas e autoras de chacinas, como livros e artigos de jornais.

Neste sentido, os investigadores disseram existir um vínculo “evidente” entre este tiroteio e o assassino supremacista norueguês Anders Behring Breivik, anunciou o chefe da polícia.

Na sexta-feira, o massacre de 77 pessoas cometido pelo radical de direita norueguês completava 5 anos.

O atirador de Munique padecia de uma forma de depressão, assinalou, por sua vez, o promotor da cidade, Thomas Steinkraus-Koch, pedindo prudência sobre as informações que indicavam que o jovem teria estado submetido a um tratamento psiquiátrico.

O alemão-iraniano se suicidou após abrir fogo nas imediações de um shopping center, matando nove pessoas e ferindo outras 16.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]