• Carregando...
Ativista ambiental Greta Thunberg foi alvo de duas detenções neste sábado (6).
Ativista ambiental Greta Thunberg foi alvo de duas detenções neste sábado (6).| Foto: EFE/EPA/TOLGA AKMEN

Uma manifestação na Holanda, em Haia, que tinha como foco o protesto contra subsídios e incentivos do governo a empresas ligadas a indústrias de combustíveis fósseis, terminou com a ativista ambiental Greta Thunberg de 21 anos detida duas vezes pela polícia neste sábado (6).

Primeiro a ativista sueca e outras pessoas que integravam a manifestação organizada pelo grupo ambientalista Extinction Rebellion (XR) foram detidas quando tentavam bloquear um importante acesso a uma autoestrada conhecida como A12, que dá acesso ao parlamento. Segundo as autoridades locais, essa mesma rodovia foi alvo de ao menos outros 30 protestos e bloqueios pelo clima nos últimos meses.

Após essa primeira detenção, Greta foi liberada, segundo a agência de Notícias Reuters, mas se uniu a outros manifestantes que tentavam interditar o tráfego em outra rodovia, quando foram, mais uma vez recolhidos pela polícia.

Greta Thunberg e o grupo deixaram o local em um transporte coletivo escoltados pelos agentes, mas a polícia não informou para onde os manifestantes haviam sido levados nem se foram liberados de imediato. As forças de segurança não descartaram a utilização de “violência” para retirar os manifestantes que insistissem no bloqueio de estradas.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]