Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Comunidade filipina

Número de vítimas de atropelamento no Canadá chega a 11; motorista teria problemas mentais

Captura de tela do vídeo do atropelamento ocorrido neste sábado (26) no Canadá. (Foto: EFE/JC Janiola)

Ouça este conteúdo

Pelo menos 11 pessoas morreram e outras dezenas ficaram feridas gravemente após um motorista atropelar uma multidão que celebrava o Dia de Lapu-Lapu, um evento cultural filipino, em Vancouver, no Canadá na noite deste sábado (26).

O chefe interino da polícia local, Steve Rai, acrescentou numa entrevista coletiva que o número de mortes pode aumentar nas próximas horas porque o atropelamento, que ele disse não ter sido um atentado terrorista, feriu dezenas de pessoas, muitas delas gravemente

"Este é o dia mais sombrio da história de nossa cidade, quando milhares de filipinos da comunidade de Vancouver se reúnem para uma importante celebração cultural. Uma pessoa destruiu nosso senso coletivo de segurança", afirmou Rai.

O oficial da polícia confirmou que o motorista, que foi detido imediatamente após o atropelamento, é uma pessoa “conhecida” da polícia e que sofre de problemas mentais.

"Posso dizer que uma pessoa sob custódia tem um histórico significativo de interações com a polícia e com profissionais de saúde mental. Não posso identificar publicamente a pessoa que temos sob custódia porque as acusações ainda não foram formalizadas", explicou.

Rai disse que a polícia acredita que não se trata de um ato terrorista porque “não há acusações de que esse indivíduo tenha qualquer visão religiosa ou política” e devido ao seu histórico conhecido pelas autoridades.

As autoridades não divulgaram as identidades das vítimas. Mas Rai, visivelmente abalado, informou que entre elas havia "jovens". Pressionado para revelar se havia crianças entre os mortos, já que o festival era um evento familiar para a comunidade filipino-canadense, o chefe de polícia limitou-se a repetir, consternado, que “havia jovens”.

Segundo a polícia, o atropelamento aconteceu às 20h14 de sábado, pelo horário local (0h14 de domingo em Brasília) em uma rua movimentada de Vancouver no final do festival, quando dezenas de milhares de pessoas ainda estavam presentes.

O motorista entrou em uma área fechada onde havia uma multidão e acelerou, atingindo quantidades de pessoas.

De acordo com a TV CBC, rede de televisão pública do Canadá, o festival reunia 100 mil pessoas e no momento do atropelamento, o público já estava dispersando.

Possível atentado contra a comunidade filipina

O Dia de Lapu-Lapu, festival que a multidão celebrava, é um evento cultural filipino que presta homenagem a Lapu-Lapu, chefe indígena que liderou os filipinos contra forças colonizadoras e derrotou o explorador português Fernão de Magalhães, em 1521.

O Consulado Geral das Filipinas em Vancouver afirmou em nota estar rezando pela comunidade.

"Conforme esperamos por mais informações, rezamos para que nossas comunidades permaneçam fortes e resilientes, imbuídos com o espírito de 'bayanihan' [cooperação, união e ajuda mútua ] durante esse período difícil", afirmou.

Bongbong Marcos, presidente das Filipinas disse "arrasado" e prometeu trabalho conjunto com as autoridades canadenses para uma investigação completa sobre o caso.

Já Ken Sim, prefeito de Vancouver, disse estar chocado estar "chocado e profundamente triste com o terrível incidente" e que as autoridades trabalharão para "para fornecer mais informações o mais breve possível"

Nossos pensamentos estão com todos os afetados e com a comunidade filipina de Vancouver neste momento incrivelmente difícil", completou, Ken.

Líderes políticos se manifestaram na véspera da eleição

O incidente, que aconteceu às vésperas da eleição canadense, que ocorre nesta segunda (28), também gerou repercussão entre os líderes políticos.

Mark Carney, primeiro-ministro do Canadá com posicionamentos liberais, afirmou: "Estou devastado por saber dos acontecimentos horríveis no festival Lapu-Lapu, em Vancouver. Estamos todos de luto."

Já o conservador Pierre Poilievre disse que seus "pensamentos estão com a comunidade filipina e todas as vítimas alvo deste ataque insensato".

De acordo com informações um funcionário do partido liberal canadense, a campanha de Mark Carney, prevista para ocorrer na manhã deste domingo foi adiada.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.