Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Meio ambiente

Aumento da caça ilegal ameaça rinocerontes

Usado na medicina popular para aliviar a febre e manter a potência sexual, chifre dos animais chega a custar o mesmo que ouro

Rinocerontes em parque na África do Sul, país onde a ação de caçadores ilegais cresceu nos últimos anos | Mike Hutchings/Reuters
Rinocerontes em parque na África do Sul, país onde a ação de caçadores ilegais cresceu nos últimos anos (Foto: Mike Hutchings/Reuters)

A caça ilegal de rinocerontes disparou impulsionada pelo valor dos chifres destes animais, que alcançam preços tão elevados quanto o do ouro no mercado negro asiático, comprometendo o trabalho realizado há décadas para reconstituir a população selvagem desses imensos herbívoros.

Só na África, onde vivem de 70% a 80% da população mundial de rinocerontes, o aumento de sua caça ilegal é dramático: 13 rinocerontes foram mortos em 2007, 448 em 2011, e nos quatro primeiros meses de 2012, já são 200 os animais vítimas dos caçadores ilegais.

O aumento da caça se deve à alta da demanda de chifres de rinocerontes, usados na medicina tradicional asiática. Seu preço no mercado negro chega a valer US$ 66 mil dólares o quilo.

Nesse ritmo, o número de rinocerontes sacrificados a cada ano corre o risco de superar logo o de nascimentos, adverte o Grupo de Gestão de Rinocerontes (RMG) da Comunidade da África Austral. A espécie se encaminharia, nesse caso, para uma redução rápida até sua possível extinção em poucos anos.

Os rinocerontes brancos e negros, duas subespécies africanas, foram quase exterminados nos séculos 19 e 20. Há vários anos, graças aos esforços de conservação e a formas de criação de gado mais lucrativas, a população de rinocerontes voltou a crescer. Essa recuperação, no entanto, poderia vir abaixo devido à retomada da caça ilegal.

A China, antes grande con­­sumidora de chifres de ri­­no­­ceronte, está conseguindo com que se respeite a proibição de venda e de tráfico de chifres, segundo a Traffic, organização independente de supervisão do comércio ilegal de animais.

"A atitude das pessoas mudou desde 1993, quando a utilização do chifre de rinoceronte na medici­­na tradicional chinesa foi proibida", explica Luo Anan, porta-voz da organização. "Agora a demanda provém principalmente do Vietnã", acrescenta.

"Propriedades"

O chifre do rinoceronte é usado sob a forma de pó por suas supostas propriedades para aliviar a febre, manter a potência sexual em qualquer idade e até combater o câncer.

E tudo isso sem o menor fundamento científico, já que este estranho apêndice nasal é composto exclusivamente de queratina, a mesma substância encontrada nas unhas humanas.

"Embora as apreensões de chifres de rinoceronte destaquem que a lei começa a ser aplicada (no Vietnã), os mercados da medicina tradicional prosperam ali mais do que em outros países asiáticos", observa Tom Milliken, diretor da Traffic.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.