Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Supersônico

Austríaco anuncia "aposentadoria" após salto da estratosfera

"Vou me dedicar ao serviço público para ajudar como piloto as pessoas em dificuldades nas montanhas ou como bombeiro", disse em encontro com o secretário-geral da ONU

Felix Baumgartner (à esq.) se encontrou com o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon | Reuters/Eduardo Munoz
Felix Baumgartner (à esq.) se encontrou com o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon (Foto: Reuters/Eduardo Munoz)

O austríaco Felix Baumgartner, o único paraquedista que conseguiu romper a barreira do som em queda livre, anunciou na terça-feira (23) que está abandonando os esportes extremos.

"Me aposento oficialmente", disse durante um encontro com o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, com quem conversou sobre o salto, em 14 de outubro, de uma altura recorde superior a 39 mil metros no céu do Novo México, estado dos Estados Unidos.

Ban disse a Baumgartner que assistiu o salto ao vivo, como milhões de pessoas, pela televisão, e o chamou de "homem mais corajoso do mundo".

"Conversamos sobre o que eu consegui fazer e sobre meus projetos, sobre como inspirar os jovens e as mulheres", declarou o austríaco, de 43 anos.

Baumgartner disse que está disposto a participar em alguma iniciativa das Nações Unidas e afirmou que está se preparando para virar piloto de helicóptero após a aposentadoria.

"Vou me dedicar ao serviço público para ajudar como piloto as pessoas em dificuldades nas montanhas ou como bombeiro", disse, antes de afirmar que trabalhará na Áustria, Suíça e Estados Unidos.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.