Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Repercussão internacional

Líderes mundiais lamentam morte do papa Francisco

Papa Francisco durante audiência geral na Plaza de San Pedro na Cidade do Vaticano, em 2013: morte do pontífice gerou comoção mundial (Foto: EFE/Ettore Ferrari)

Ouça este conteúdo

O Vaticano anunciou na madrugada desta segunda-feira (21) a morte do papa Francisco, por meio de uma mensagem de vídeo. A notícia rapidamente gerou comoção em todo o mundo, com autoridades e fiéis lamentando a partida do pontífice.

A Casa Branca publicou no X uma foto do presidente Donald Trump, e de seu vice-presidente, D.J. Vance, que se encontrou no dia anterior com o pontífice, com a seguinte mensagem: "Descanse em paz, papa Francisco".

Trump se manifestou por volta das 9 horas na Truth Social, afirmando: "Descanse em paz, papa Francisco! Que Deus o abençoe e a todos que o amaram!". Em uma publicação separada, Vance disse que "seu coração está com milhões de cristãos em todo o mundo que o amavam".

O governo de Donald Trump lamentou a morte do papa Francisco. Crédito: Reprodução/X/@WhiteHouse

A primeira-ministra da Itália, Giorgia Meloni, afirmou que o papa pediu ao mundo, uma vez mais, “a coragem de mudar de rumo”, em uma mensagem na rede social X.

"O papa Francisco retornou à casa do Pai. Esta notícia nos entristece profundamente, pois nos deixa um grande homem e um grande pastor", escreveu Meloni, que se encontrou com Francisco em diversas ocasiões, dentro e fora do Vaticano.

"Tive o privilégio de desfrutar da sua amizade, dos seus conselhos e dos seus ensinamentos, que nunca faltaram, mesmo em tempos de provação e de sofrimento", acrescentou a líder italiana.

O governo argentino também publicou um comunicado lamentando a morte do pontífice. “A República Argentina, um país com uma longa tradição católica e terra do papa Francisco, lamenta profundamente a partida de sua santidade”.

O presidente Javier Milei divulgou um texto separado em seu perfil no X. "Adeus! Com profunda tristeza recebi a triste notícia nesta manhã de que o papa Francisco, Jorge Bergoglio, faleceu a agora descansa em paz. Apesar das diferenças que hoje parecem pequenas, ter conhecido sua bondade e sabedoria foi uma verdadeira honra para mim".

Já o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, declarou de luto pela morte do papa Francisco e lembrou que ele "rezou pela paz na Ucrânia e pelos ucranianos" e que, segundo ele, "sabia como dar esperança" e "mitigar o sofrimento com a oração".

O rei Charles III do Reino Unido prestou nesta segunda-feira uma homenagem ao recém-falecido papa Francisco, sobre o qual destacou o compromisso de cuidar do planeta e que será "lembrado por sua compaixão".

"Sua santidade será lembrada por sua compaixão, sua preocupação com a unidade da Igreja e seu compromisso incansável com as causas comuns de todas as pessoas de fé e com as pessoas de boa vontade que trabalham para o benefício dos outros", disse o monarca em comunicado.

Os presidentes das principais instituições da União Europeia (UE) tambpem se manifestaram nesta manhã, lembrando de Francisco como um guia para avançar em direção a "um mundo mais justo, pacífico e compassivo", como disse a chefe da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen.

"Ele inspirou milhões de pessoas, muito além da Igreja Católica, com sua humildade e seu puro amor pelos menos afortunados. Meus pensamentos estão com todos aqueles que sentem essa profunda perda", escreveu Von der Leyen na rede social X, depois de tomar conhecimento do falecimento de Francisco.

O presidente do Conselho Europeu, António Costa, lembrou Francisco como alguém “profundamente compassivo” que “se preocupava com os grandes desafios globais do nosso tempo, da migração às mudanças climáticas, desigualdades ou paz, mas também com as lutas diárias das pessoas comuns”.

O presidente do Governo da Espanha, Pedro Sánchez, elogiou nesta segunda-feira o "profundo legado" deixado pelo papa Francisco por seu compromisso com a paz e a justiça social.

"Lamento a morte do papa Francisco. Seu compromisso com a paz, a justiça social e os mais vulneráveis deixa um legado profundo. Que ele descanse em paz", escreveu o chefe do governo espanhol em redes sociais após a morte do pontífice.

VEJA TAMBÉM:

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.