Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Estados Unidos

Autorização que permitia ao governo dos EUA espionar ligações tem prazo expirado

Medida, tratada por Washington como essencial para evitar atos terroristas, era questionada por cidadãos e oposicionistas

Norte-americano protesta contra programa de espionagem da NSA, agência de segurança dos Estados Unidos | Ole Spata/EFE
Norte-americano protesta contra programa de espionagem da NSA, agência de segurança dos Estados Unidos (Foto: Ole Spata/EFE)

A autorização legal para as agências de espionagem dos Estados Unidos vasculharem dados telefônicos e outras informações de cidadãos norte-americanos expirou à meia-noite de domingo (31), uma vez que o Senado dos EUA não aprovou uma legislação para renovar esses poderes.

Após um debate entre aqueles que desconfiam da intromissão do governo e os que defendem a espionagem para evitar ataques terroristas, o Senado votou pelo avanço da reforma de uma legislação para substituir o programa de monitoramento telefônico revelado há dois anos pelo ex-colaborador da Agência de Segurança Nacional (NSA) Edward Snowden.

Apesar de o Senado não ter agido a tempo para impedir que o programa expirasse, a votação foi ao menos uma vitória parcial para o presidente Barack Obama, que defende a reforma como uma maneira de lidar com as questões de privacidade, ao mesmo tempo em que preserva uma ferramenta importante para ajudar o país a se proteger de ataques.

Mas a aprovação final no Senado foi adiada ao menos até terça-feira por objeções apresentadas pelo senador de oposição Rand Paul, um republicano da corrente libertária pré-candidato à Presidência, que acusou o programa da NSA de ser ilegal e inconstitucional.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.