
Pelo menos 37 pessoas morreram e centenas continuam presas no norte do Afeganistão nesta terça-feira depois que uma avalanche de neve cobriu um vilarejo inteiro perto da fronteira com o Tadjiquistão, disseram autoridades locais.
Helicópteros do Exército afegão desceram sobre a aldeia remota no norte da província de Badakhshan para tentar resgatar famílias, as mais recentes vítimas do pior inverno do Afeganistão em 30 anos.
"O caminho para o vilarejo está fechado, está coberto de neve", afirmou o porta-voz do governador provincial Abdul Marof Rasikh sobre a aldeia de cerca de 300 pessoas, localizada no distrito de Shikai.
Apesar de avalanches serem bastante comuns no norte montanhoso, as mortes desta terça-feira eram vistas como particularmente dolorosas para um país que vive seu pior inverno em décadas, matando dezenas na capital Cabul e criando mais escassez de alimentos em um dos países mais pobres do mundo.
Antes desta terça-feira, o frio e as avalanches haviam matado 60 pessoas na província de Badakhshan neste inverno, disseram autoridades.



