• Carregando...
Em Marselha, sul da França, explosão seguida de desabamento de um prédio deixou 5 feridos e 8 pessoas ainda seguem desaparecidas.
Em Marselha, sul da França, explosão seguida de desabamento de um prédio deixou 5 feridos e 8 pessoas ainda seguem desaparecidas.| Foto: EFE
Apuração em andamento
Este conteúdo é sobre um fato que ainda está sendo apurado pela redação. Logo teremos mais informações.

Dois incidentes neste domingo (9) na França deixaram um total de 4 pessoas mortas, 6 feridas e pelo menos 8 desaparecidas. Os incidentes foram uma avalanche nos Alpes franceses, leste do país, e o desabamento de um edifício na cidade de Marselha, sul da França, ocorridos com horas de intervalo entre um e outro. Os trabalhos de resgate nos dois locais ainda estão em curso.

No glaciar Armancette, leste da França, uma avalanche resultou na morte de 4 pessoas e na confirmação, até o momento, de uma pessoa levemente ferida, segundo fontes oficiais.

A avalanche ocorreu ao meio-dia e os serviços de emergência continuam a trabalhar no local, informou o ministro do Interior da França, Gérald Darmanin, na rede social Twitter.

Mas o número de feridos pode ser maior, segundo o ministro. "Ao meio-dia houve uma avalanche na geleira Armancette, nos Alpes. O saldo provisório é de quatro mortos e vários feridos. As equipes de resgate continuam trabalhando. Obrigado pela ajuda. Nossos pensamentos às vítimas e seus familiares", escreveu Darmanin no post.

Post no Twitter do ministro do Interior da França, Gérald Darmanin, sobre incidente nos Alpes franceses: "Nossos pensamentos às vítimas e seus familiares".
Post no Twitter do ministro do Interior da França, Gérald Darmanin, sobre incidente nos Alpes franceses: "Nossos pensamentos às vítimas e seus familiares".| Reprodução Twitter

A prefeitura da região de Haute-Savoie detalhou em comunicado que a avalanche na França abrangeu uma área de 500 metros de extensão e uma altitude de 1.600 metros.

O local da tragédia é uma rota de esqui e caminhadas "muito frequentada", segundo o comunicado da prefeitura divulgado pela imprensa local.

O saldo provisório de vítimas transmitido pela prefeitura foi de 13 afetados, dos quais oito escaparam ilesos, uma pessoa ficou levemente ferida e quatro morreram.

"Na geleira Armancette, nos Alpes, uma avalanche fez vítimas. Nossos pensamentos estão com eles e suas famílias. Nossas forças de resgate estão mobilizadas para encontrar as pessoas que ainda estão presas na neve. Nossos pensamentos também estão com eles", declarou no Twitter o presidente da França, Emmanuel Macron, logo após saber da notícia.

O local da avalanche é no maciço do Mont Blanc, na França, e o incidente está sendo atribuído a um aumento significativo das temperaturas em um curto espaço de tempo.

Desabamento em Marselha

Já no início da madrugada deste domingo, na cidade de Marselha, sul da França, o desabamento de um edifício residencial deixou cinco feridos em estado grave e pelo menos oito pessoas desaparecidas. Os serviços de emergência continuam a trabalhar no local, cuja situação ainda não está "estabilizada", segundo informou neste domingo o Ministério Público local.

"Oito pessoas não respondem aos chamados", afirmou em coletiva de imprensa o procurador de Marselha, Dominique Laurens, que investiga o incidente classificado, por enquanto, como processo judicial por "lesões involuntárias".

O imóvel afetado está localizado no número 17 da rua Tivoli e o desabamento, ocorrido por volta das 0h40 (hora local, 20h40 de sábado em Brasília), atingiu também os edifícios vizinhos.

As oito pessoas desaparecidas eram moradoras do prédio atingido, mas um possível nono desaparecido poderia ser adicionado à lista. Ele seria residente do prédio vizinho (que também desabou parcialmente). O procurador, entretanto, ressalta que essa informação ainda precisa ser verificada.

A principal hipótese é que o colapso foi causado por uma explosão, possivelmente devido a um vazamento de gás. Os peritos judiciais ainda não conseguiram chegar ao local “porque a situação ainda não está estabilizada”, segundo o procurador.

Os trabalhos de resgate no local ficaram complicados por conta de um incêndio nos escombros, razão pela qual as autoridades reconheceram que o trabalho levaria várias horas.

"É preciso se preparar para que haja vítimas", disse o prefeito de Marselha, Benoît Payan, em declarações à imprensa no início da manhã deste domingo.

O ministro do Interior francês, Gérald Darmanin, deslocou-se ao local para acompanhar os esforços de resgate pela manhã, enquanto o presidente francês, Emmanuel Macron, e a primeira-ministra, Élisabeth Borne, enviaram mensagens de alento às vítimas.

"Emoção por Marselha, onde desabou um prédio na rua Tivoli ontem à noite. Meus pensamentos estão com as pessoas afetadas e suas famílias. A busca continua com recursos significativos. Obrigado aos bombeiros e serviços de emergência mobilizados", escreveu Macron no Twitter.

O colapso afetou inicialmente 33 moradores, dos quais seis tiveram de ser levados ao hospital. Cinco estão em estado de "relativa gravidade", conforme detalhou o prefeito de Marselha, enquanto um idoso teve que ser internado em estado de choque.

Posteriormente, a necessidade de evacuar até 32 propriedades na área, por questões de segurança, deixou 163 pessoas desalojadas.

O incidente gerou forte comoção em Marselha, cidade que já sofreu com o desabamento de dois prédios antigos em 2018 com um saldo de oito vítimas fatais.

Os eventos também revelam uma grave crise habitacional devido ao estado precário de muitos edifícios da cidade, o que já ocasionou a transferência de pouco mais de quatro mil moradores. Na ocasião deste domingo, entretanto, as autoridades locais garantiram que o edifício que desabou não estava em más condições.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]