Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
TRAGÉDIA

Avalanches no nordeste do Afeganistão deixam 118 mortos

Além dos mortos, 26 pessoas ficaram feridas em meio a uma tempestade de neve e chuva que castiga o país

Família atravessa ponte na província de Nagarhar, atingida por enchentes | Parwiz/Reuters
Família atravessa ponte na província de Nagarhar, atingida por enchentes (Foto: Parwiz/Reuters)

O número de mortos por avalanches e inundações registradas no Afeganistão chegou a 118, enquanto 26 pessoas ficaram feridas em meio a uma tempestade de neve e chuva que castiga o nordeste do país. Na província de Panjshir, a mais afetada, o número de mortos chegou a cem, segundo o governador provincial, Abdul Rahman Kabiri, que acrescentou que o número ainda pode subir nas próximas horas, ao longo dos trabalhos de resgate.

Outras dez pessoas morreram na província central de Parwan por causa das avalanches e do frio, disse o porta-voz do governador provincial, Wahid Sediqi. Além disso, outras oito morreram em inundações nas províncias orientais de Nangarhar e Laghman, de acordo com comunicados dos governos regionais. É dito que 14 membros de uma mesma família na província do Nuristão continuam presos após uma avalanche. As autoridades não sabem se eles continuam com vida, segundo o porta-voz do governador regional, Mohammed Moussa Shami.

A situação meteorológica durante os últimos dias está sendo particularmente adversa no norte e no leste do Afeganistão. No domingo, na província de Badajshan, 12 pessoas morreram em uma avalanche que destruiu suas casas enquanto dormiam. Afeganistão sofre com frequência desastres naturais e fatais, como os deslizamentos de terra que causaram a morte de 2 mil pessoas em maio do ano passado no nordeste do país.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.