• Carregando...
Reprodução de imagem da TV iraniana mostra o avião após o acidente desta sexta-feira | Reprodução
Reprodução de imagem da TV iraniana mostra o avião após o acidente desta sexta-feira| Foto: Reprodução

Dezessete pessoas morreram quando um avião de passageiros pegou fogo quando aterrissava em um aeroporto de Mashhad no noroeste do Irã nesta sexta-feira (24), informou a agência de notícias estatal Irna. O funcionário provincial Ghahraman Rashid disse à agência estatal de notícias IRNA que os pneus do avião, que pertencia à empresa privada Aria Airlines, pegaram fogo ao aterrissar nesta sexta-feira em Mashhad, cidade a mil quilômetros de distância da capital Teerã, de onde o avião partiu mais cedo. A aeronave bateu contra os muros perto da pista e ficou com a parte dianteira e o bico destruídos.

Vinte pessoas ficaram feridas no acidente. A cabine dos pilotos também pegou fogo. Havia 153 passageiros na aeronave Ilyushin-62, de fabricação russa.

No dia 15 de julho, um avião de passageiros iraniano com destino à Ierevan, capital da Armênia, caiu logo após decolar de Teerã, matando as 168 pessoas que estavam a bordo.

As empresas aéreas iranianas, dentre elas as estatais, têm sérios problemas financeiros, o que prejudica a manutenção das aeronaves.

O Irã alega que sua frota tem problemas crônicos de manutenção por causa dos embargos a que foi submetido pelas sanções dos Estados Unidos, que impedem a importação de peças para aviões antigos fabricados nos EUA. O embargo não se aplica, no entanto, a peças de aeronaves russas. O dirigente da Aria Airlines, cujo nome não foi divulgado, estava a bordo do voo e foi uma das pessoas que morreram no desastre, informou a IRNA.

O funcionário local da aviação em Mashhad, Ghahrman Rashid, disse à

agência IRNA que vinte pessoas ficaram feridas.

O pior acidente aéreo do Irã, até agora, aconteceu em fevereiro de 2003, e também envolveu outro Ilyushin, que caiu nas montanhas do sudeste do país, matando todas as 302 pessoas a bordo - a maioria, milicianos da Guarda Revolucionária. As informações são da Associated Press.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]