Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Desaparecido

Avião com 114 pessoas ainda não foi localizado na África

A aeronave que ia para Nairobi, no Quênia, desapareceu pouco depois de decolar em Doula, em Camarões

A rádio estatal do Camarões dementiu neste domingo que o avião da companhia Kenya Airways, desaparecido desde a madrugada de sábado, tenha sido encontrado. A informação de que o Boeing 737-800, com 114 pessoas a bordo, tinha sido achado fora divulgada pela própria rádio. A aeronave que ia para Nairobi, no Quênia, desapareceu pouco depois de decolar em Doula, em Camarões. Teria caído perto de Niete, ao sul da cidade portuária camaronesa de Kribi e ao norte da fronteira da Guiné Equatorial. Também neste domingo, ao menos oito observadores internacionais franceses e outra pessoa de nacionalidade desconhecida morreram na queda de um avião na Península do Sinai, no Egito.

Região de difícil acesso

Helicópteros civis e militares faziam buscas em uma ampla área em Camarões, entre Kribi, na costa atlântica, e Ngomedzap, ao sul da capital Iaundê. A região onde o avião caiu é de difícil acesso e tem poucas estradas. A França enviou ajuda de uma base militar no vizinho Gabão para as buscas, informou a embaixada francesa em Camarões.

Sem brasileiros na lista de passageiros

A A companhia Kenya Airways divulgou no sábado uma lista parcial que mostrava que havia passageiros de 23 nacionalidades. Segundo a lista, havia a bordo ao menos 34 camaronenses, 15 indianos, sete sul-africanos, seis chineses, cinco britânicos e um americano entre os passageiros. Pelo documento, não havia brasileiros a bordo. Entre os passageiros, havia também um bebê de seis meses. Os nove tripulantes eram todos quenianos.

A empresa disse que a torre de controle de Douala recebeu a última mensagem da aeronave logo após a decolagem. O avião deveria aterrissar em Nairobi às 6h15. (0h15 no horário de Brasília).

A Kenya Airways, uma das poucas empresas aéreas lucrativas da África, criou um centro de crise para monitorar os acontecimentos e um centro de informações sobre passageiros em um hotel em Nairobi.

A transportadora tem um bom registro de segurança em um continente onde acidentes aéreos são acima da média mundial. Mas a Federação Internacional das Vítimas de de Acidentes Aéreos (Fivaa) pediu a abertura de investigações sobre o acidente.

O avião tinha apenas seis meses de uso e nenhum histórico de problemas. Os meios de comunicação do Quênia informaram que estava chovendo em Douala quando o avião decolou.

No dia 30 de janeiro de 2000, um airbus da Kenya Airways A-310 caiu no mar pouco depois de decolar em Abidjan, matando 169 dos 179 passageiros e tripulantes.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.