Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
acidente

Avião com 81 a bordo faz pouso de emergência na Sibéria

Tupolev que rumava para Moscou sofreu pane elétrica. Aeronave acabou no mato, mas ninguém ficou ferido

Avião russo de passageiros Tupolev em floresta próximo a aeroporto militar desativado na vila de Izhma, norte do país, nesta quarta-feira (8) | AFP
Avião russo de passageiros Tupolev em floresta próximo a aeroporto militar desativado na vila de Izhma, norte do país, nesta quarta-feira (8) (Foto: AFP)

O piloto de um avião comercial com 81 pessoas a bordo fez um pouso de emergência "milagroso" em uma área deserta na Sibéria, depois de uma pane elétrica total, informaram as autoridades nesta quarta-feira (8).

O Tupolev TU-154 seguia para Moscou na terça-feira em altitude de cruzeiro quando foi obrigado a baixar: os instrumentos de navegação entraram em pane e os flaps das asas falharam.

Os 72 passageiros, incluindo três crianças, e os três membros da tripulação entraram em estado de choque, mas não se feriram. O piloto conseguiu manejar a aeronave até uma pista de pouso desativada coberta pela vegetação em um antigo aeroporto militar.

"Depois da pane elétrica, a tripulação foi forçada a aterrissar o avião. O pouso foi manual, sem contato por rádio", relataram as autoridades russas em um comunicado.

O piloto conseguiu descer na pequena pista, construída para o pouso e decolagem de helicópteros, e avanço ainda 200 metros pela floresta até parar a aeronave.

O avião era operado pela companhia Alrosa Mirny Air Enterprise, pertencente à Alrosa.

A agência ITAR-TASS anunciou que todos os passageiros já haviam embarcado e chegado com segurança a Moscou - à exceção de um casal, que preferiu seguir vigem de trem depois do acidente.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.