Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
tensão na líbia

Avião com brasileiros resgatados da Líbia chega ao Recife

Voo com grupo de 148 brasileiros chegou no início da noite desta segunda. Maior parte ficará no Nordeste; demais passageiros vão para outros estados

O avião fretado pela construtora Queiroz Galvão para resgatar funcionários e familiares que estavam na Líbia pousou no Recife no início da noite desta segunda-feira (28).

Os 148 brasileiros seguem viagem para suas cidades de origem entre esta segunda e terça-feira. A maior parte dos passageiros permanecerá no Nordeste (107 pessoas).

Neste sábado (26), o grupo saiu de Benghazi, de navio, no sábado (26) um dia após a data prevista, devido ao mau tempo.

A embarcação chegou à Grécia no domingo (27). Em Atenas, a embaixada brasileira emitiu autorização de retorno ao Brasil. De lá, partiu o avião fretado pela construtora com destino ao Recife, que ainda fez escala em Lisboa (Portugal).

Os brasileiros foram resgatados da Líbia devido a uma revolta popular contra o regime do ditador Muamar Kadafi, no poder há quase 42 anos.

US$ 30 bilhões bloqueados

Nesta segunda, o Departamento do Tesouro dos EUA anunciou ter bloqueado cerca de US$ 30 bilhões em ativos líbios, no mesmo dia em que o Pentágono afirmou estar reposicionando forças navais e aéreas em redor da Líbia para facilitar possíveis futuras ações militares.

A informação sobre o bloqueio de fundos é de David Cohen, subsecretário para assuntos de terrorismo e inteligência financeira do Tesouro. Segundo ele, trata-se da maior soma já bloqueada em uma situação semelhante.

O clima continuava tenso no país, praticamente tomado pela rebelião iniciada em Benghazi, no leste. Os rebeldes fecham o cerco sobre a capital, Trípoli, mas o coronel Kadafi promete resistir.

Questionado nesta segunda pela jornalista Christiane Amanpour, da americana ABC, sobre se iria renunciar, Kadafi deu risada.

O vice-chanceler líbio ameaçou nesta segunda com uma ofensiva militar às cidades do leste, caso as tentativas de negociação propostas pelo governo falhem.

Mas os rebeldes, recém-organizados em um conselho, afirmam que não estão abertos à negociação e pedem a saída imediata de Kadafi.

Forças leais a Kadafi atiraram na noite desta segunda contra civis em Misrata, no leste, matando ao menos duas pessoas e ferindo outra gravemente, disse à France Presse uma testemunha por telefone.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.