Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Ataque

Avião não tripulado mata xeque da Al-Qaeda no Iêmen

Uma fonte próxima do grupo informou que o xeque havia fugido para uma região montanhosa depois de escapar de um ataque de drone

Um avião não tripulado matou, em janeiro deste ano, na província de Shabwa, no leste do Iêmen, a principal autoridade religiosa para Al-Qaeda na Península Arábica (AQAP, na sigla em inglês), disse nesta terça-feira (12) uma fonte próxima do grupo.

"Um ataque de drone atingiu o veículo do xeque Adel al-Abab, mas ele escapou e fugiu para uma região montanhosa onde um ataque por outro avião não tripulado o matou imediatamente", afirmou a fonte à France Press na condição de anonimato.

Abab se formou em um centro de estudos islâmicos em Sanaa e serviu como principal clérigo da Al-Qaeda na Península Arábica. Os ataques com os aviões não tripulados dos EUA contra militantes da célula extremista são frequentes no Iêmen, lar de um grupo que é visto pelos EUA como a mais mortal e ativa rede jihadista.

O AQAP é liderado por Nasser al-Wuhayshi, que em julho de 2011 reiterou a lealdade do grupo a Ayman al-Zawahiri, diretor da rede internacional da Al-Qaeda desde a morte de seu fundador, Osama bin Laden, em maio.

Os ataques de drones americanos no Iêmen quase triplicaram em 2012 ante 2011, pulando de 18 para 53, de acordo com a New America Foundation, de Washington. Em outubro de 2000, militantes da Al-Qaeda atacaram a marinha dos EUA no porto iemenita de Aden, matando 17 marinheiros e ferindo outros 40. As informações são da Dow Jones.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.