Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Combatente

Avó queniana de Obama é "recrutada" para lutar contra a mosca tsé-tsé

Sarah, de 87 anos, ganhou da União Africana um pulverizador e inseticida. Tsé-tsé, que transmite a doença do sono, aflige 37 países africanos

Mama Sarah Obama, avó de Barack Obama, recebe congratulações pela indicação de seu neto à candidatura democrata em Kogelo, no oeste do Quênia | Thomas Mukoya / Reuters
Mama Sarah Obama, avó de Barack Obama, recebe congratulações pela indicação de seu neto à candidatura democrata em Kogelo, no oeste do Quênia (Foto: Thomas Mukoya / Reuters)

A avó do presidente dos Estados UnidosBarack Obama vai usar sua recente condição de celebridade para ajudar no combate à mosca tsé-tsé, um inseto que causa a doença do sono, disse a União Africana (UA) nesta segunda-feira (9).

Sarah Obama, de 87 anos, foi presenteada com uma bomba de pulverizador e inseticida suficiente para tratar 3 mil animais - que, assim como os humanos, podem ser infectados pelo inseto- por uma equipe da UA que visitou sua aldeia em Kogelo, no oeste do Quênia, no mês passado.

"A mama Sarah estimou muito o presente e prometeu em seu idioma local que será embaixadora em sua área para erradicar a mosca tsé-tsé", disse a União Africana.

A avó de Obama lembrou uma epidemia em 1968 da doença do sono em sua aldeia, acrescentou o comunicado.

Aproximadamente 37 países africanos sofrem com a mosca tsé-tsé e a doença do sono ou tripanossomo.

O programa da UA contra a doença conseguiu eliminar as moscas em Botsuana e na Namíbia.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.