• Carregando...

Santiago (AE) – A socialista Michele Bachelet será a primeira mulher a dirigir o Chile. Com 67,23% dos votos totalizados, Bachelet tinha 53,22% dos votos, enquanto seu rival da Renovação Nacional (RN), Sebastián Piñera, obtinha 46,77%, de acordo com o boletim oficial lido pelo subsecretário de Interior, Jorge Correa Sutil.

A vitória de Bachelet dá à Concertação de Partidos pela Democracia – coalizão formada para combater a ditadura de Augusto Pinochet (de 1973 a 1990) – o quarto mandato consecutivo desde a redemocratização do país. A candidata venceu Piñera em 12 das 13 regiões do país. O comando de campanha do candidato da direita à presidência do Chile, Sebastián Piñera, admitiu que a vantagem da socialista Michelle Bachelet é "muito contundente".

Bachelet chega ao Palácio de La Moneda em março, após uma campanha na qual prometeu intensificar os programas de assistência aos mais pobres, com o objetivo de reduzir a desigualdade social no país. O resultado de ontem confirma a tendência prevista pelas últimas pesquisas de opinião pública.

Bachelet foi a candidata mais votada no primeiro turno, em 11 de dezembro, com 45,95% dos votos. Piñera tinha recebido pouco mais de 22% dos votos, mas suas chances de chegar à Presidência no segundo turno se ampliaram com a adesão do terceiro colocado na votação de dezembro, o candidato da União Democrata Independente (UDI), o ex-prefeito de Santiago Joaquín Lavín.

Logo após a divulgação do boletim, partidários de Bachelet ressaltavam o marco histórico que representa a eleição de uma mulher para a Presidência do Chile, um país no qual mulheres e homens têm de votar em seções separadas. Segundo os especialistas, a América do Sul jamais tinha eleito uma mulher como chefe de Estado.

Os mesários começaram a contar os votos às 16 horas (17 horas de Brasília), que permitiu à Justiça Eleitoral estabelecer um recorde na rapidez com que anunciou o resultado da eleição de um presidente. O boletim oficial foi divulgado apenas duas horas depois.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]