• Carregando...
Homem observa prédio residencial bombardeado em Kharkiv, no leste da Ucrânia
Homem observa prédio residencial bombardeado em Kharkiv, no leste da Ucrânia| Foto: EFE/EPA/VASILIY ZHLOBSKY

O Banco Mundial divulgou neste domingo (10) um relatório que aponta que o PIB da Ucrânia deverá encolher 45,1% em 2022 devido aos efeitos da invasão deflagrada pela Rússia no final de fevereiro. Por outro lado, o país agressor também deverá sofrer uma grande retração devido às sanções impostas pelo Ocidente e aliados.

O relatório indica que os resultados da economia ucraniana dependerão da duração e intensidade da guerra, mas que questões como emigração em massa e destruição de infraestrutura “devem reverberar além do colapso de curto prazo na demanda doméstica e nas exportações”, “com destruição da capacidade produtiva, danos às terras aráveis ​​e menor oferta de mão de obra – especialmente se os refugiados demorarem a retornar ou escolherem morar permanentemente fora da Ucrânia”.

No caso da Rússia, a contração estimada para 2022 é de 11,2%, já que sanções aplicadas ao país “desencadearam choques comerciais, financeiros e de confiança”.

O Banco Mundial também projetou efeitos na economia global como um todo. “Um conflito prolongado [na Ucrânia] provavelmente aumentará ainda mais a incerteza política, ampliará as tensões existentes nas cadeias de suprimentos globais e fragmentará as redes globais de comércio e investimento”, alertou a instituição.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]