• Carregando...
O ex-assessor da Casa Branca Steve Bannon, em imagem de 2019
O ex-assessor da Casa Branca Steve Bannon, em imagem de 2019| Foto: EFE/EPA/SHAWN THEW

Um comitê da Câmara dos Estados Unidos que investiga a invasão do Capitólio, ocorrida em 6 de janeiro deste ano, votará na próxima terça-feira (19) se recomendará uma acusação criminal de desacato contra o ex-assessor da Casa Branca Steve Bannon, que não compareceu para prestar depoimento nesta quinta-feira (14).

Caso aprovada no comitê, a recomendação seria submetida ao plenário da Câmara dos Representantes; se passar também por essa etapa, ela será remetida ao Departamento de Justiça, que então decidirá se processará Bannon.

Segundo informações da Associated Press, o ex-assessor da Casa Branca na gestão Donald Trump não compareceu nesta quinta devido a uma orientação do ex-presidente republicano. Bannon também não forneceu dentro do prazo documentos requisitados pelo comitê.

Outra testemunha seria ouvida nesta quinta-feira, o ex-funcionário do Departamento de Defesa Kashyap Patel, mas seu depoimento foi adiado. Dois outros ex-funcionários da gestão Trump, o ex-chefe de gabinete da Casa Branca Mark Meadows e o ex-diretor de mídia social Dan Scavino, tinham depoimentos agendados para esta sexta-feira (15), mas ambos também foram adiados.

O Capitólio foi invadido em 6 de janeiro por apoiadores de Trump, que alegavam fraude na vitória de Joe Biden na eleição presidencial de 2020. O tumulto provocou cinco mortes e deixou dezenas de feridos; centenas de pessoas foram presas e estão sendo processadas.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]