Um catamarã sem tripulantes foi encontrado pela guarda-costeira australiana. Os três tripulantes do Maria Celeste, porém, estão desaparecidos.
No barco, os aparelhos estavam funcionando normalmente e o motor estava ligado.
"O computador estava ligado, os coletes estavam na embarcação e havia comida e utensílios na mesa prontos para serem utilizados", contou o chefe do departamento de emergência da guarda-costeira australiana, Jon Hall. "Isto é muito estranho", completou ele.
O chefe já colocou dois helicópteros e dez barcos para descobrir o paradeiro da tripulação em um raio de 700 milhas náuticas (mais de mil quilômetros).
O catamarã KAZ 11 foi visto à deriva na quarta-feira além da Grande Barreira de Corais. Equipes de resgate chegaram ao barco na sexta-feira, mas não acharam sinais dos tripulantes, de 56, 63 e 69 anos de idade.
A polícia disse que o mar estava agitado na área no domingo e na segunda-feira. "Havia bastante vento por lá, mas desde então já melhorou, então ninguém sabe o que aconteceu", afirmou o chefe de polícia Roy Wall.
A equipe de resgate retirou o GPS do barco para analisar seus dados, em busca de pistas sobre o mistério.
"Isso vai nos permitir recuperar onde este iate realmente esteve nos últimos dias, e esperamos que isso possa indicar a área de busca pelos tripulantes desaparecidos", afirmou Hall.



