Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Despedida de Francisco

Basílica de Santa Maria Maior: conheça a igreja onde o papa será sepultado

Papa Francisco liderando oração pela paz na Basílica de Santa Maria Maggiore, Roma, em outubro de 2024 (Foto: EFE/EPA/MASSIMO PERCOSSI)

Ouça este conteúdo

O papa Francisco, morto aos 88 anos na última segunda-feira (21), escolheu ser sepultado em uma igreja localizada fora dos limites do Vaticano: a Basílica de Santa Maria Maggiore (Santa Maria Maior), na região central de Roma.

O pontífice costumeiramente visitava o local antes e depois de suas viagens apostólicas. Em seu testamento, Francisco explicou que seu túmulo deveria estar localizado ao lado da Capela Paulina, onde está um dos mais importantes ícones marianos, o Salus Populi Romani (Salvação do Povo Romano). A escolha do papa foi justificada por sua profunda devoção à Virgem Maria.

Segundo uma antiga tradição, a imagem de Nossa Senhora com o Menino Jesus ao colo foi pintada por São Lucas Evangelista, padroeiro dos pintores. Estudos recentes, porém, mostram que o ícone é bem mais recente, teria sido feito no Afeganistão, por volta do ano 1000.

O túmulo de Francisco, segundo o seu testamento, será simples, no chão, com uma lápide de mármore branco com a inscrição "FRANCISCUS", seu nome papal em latim, e uma reprodução ampliada de sua cruz peitoral em prata. Além do pontífice argentino, outros setes papas escolheram o santuário para serem sepultados.

Curiosidades sobre a Basílica de Santa Maria Maior

Fundação da igreja: a construção da Basílica de Santa Maria Maior, considerada a mais antiga igreja do Ocidente dedicada à Virgem Maria, remonta ao século V.

Segundo a tradição católica, um fenômeno climático adverso que ficou conhecido como o "milagre da neve" teria sido visto como um sinal para a fundação da igreja. Em 5 de agosto de 358, o papa Libério teria recebido uma ordem da Virgem Maria para que construísse um templo no local indicado, onde nevaria no dia seguinte. A lenda está representada em mosaicos medievais na igreja até os dias de hoje.

O que chama atenção na história é que a Itália estava em pleno verão, considerado o período mais quente do ano. No entanto, naquele dia, nevou no centro de Roma.

Até hoje, no dia 5 de agosto, há uma celebração para lembrar do "Milagre da Neve". Durante a missa celebrada, são jogada pétalas brancas a partir do teto da basílica, simbolizando o ato registrado na tradição.

Fundador dos Jesuítas fez primeira missa na Basílica: Santo Inácio de Loyola, fundador dos jesuítas, congregação do papa Francisco, celebrou sua primeira missa na Basílica de Santa Maria Maior. Além de ser o primeiro papa latino-americano, Francisco foi também o primeiro pontífice da ordem dos Jesuítas.

O Papa Francisco celebrou as Vésperas para celebrar o aniversário da Dedicação da Basílica Papal de Santa Maria Maior e a Solenidade de Maria das Neves, em Roma, no dia 5 de agosto de 2024. Crédito: EFE/EPA/GIUSEPPE LAMI (Foto: EFE)

Sepultamento do papa ocorre neste sábado (26)

O papa Francisco, que morreu aos 88 anos, será sepultado neste sábado (26), após um funeral solene na Praça de São Pedro, no Vaticano.

Cerca de 250 mil pessoas passaram diante do caixão do papa Francisco na Basílica de São Pedro, no Vaticano, para lhe dar o último adeus antes de seu funeral solene e sepultamento, marcados para amanhã.

Francisco foi velado nos últimos três dias e até as 19h locais (14h de Brasília) desta sexta-feira. Uma hora depois, em evento reservado, foi realizada uma cerimônia de fechamento do caixão.

“Desde a manhã de quarta-feira, 23 de abril, às 11h (6h de Brasília) até esta noite, às 19h (14h de Brasília), cerca de 250 mil pessoas foram à Basílica de São Pedro para prestar homenagem ao papa Francisco”, disse o Vaticano em um comunicado.

Após o funeral, o corpo de Francisco será levado em procissão fúnebre por Roma até a Basílica de Santa Maria Maior, local que ele escolheu para ser sepultado porque era muito devoto da Virgem Maria.

Veja um tour da Basílica de Santa Maria Maior neste link.

VEJA TAMBÉM:

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.