Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
“Décadas de solidão”

Belga fica 23 anos com diagnóstico errado de coma

O belga Rom Houben, agora com aparelho para se comunicar | Romain Eyckens/Reuters
O belga Rom Houben, agora com aparelho para se comunicar (Foto: Romain Eyckens/Reuters)

Bruxelas - Um belga erroneamente diagnosticado como em estado vegetativo durante 23 anos disse, ontem, que a descoberta de que ele estava consciente gerou nele uma sensação de renascimento. Vítima de um acidente de carro, Rom Houben passou décadas de solidão e impotência, segundo suas próprias pa­­lavras.

Os médicos diagnosticaram que Houben havia ficado em estado vegetativo após o acidente, mas aparentemente ele nunca perdeu a consciência. Um especialista que utilizou um tipo de scanner cerebral não disponível nos anos 1980 finalmente compreendeu o caso e lhe deu um equipamento para que ele pudesse se co­­municar.

Houben disse, em entrevista, que os anos de imobilidade e sem comunicação deram a ele uma sensação de "solidão, im­­potência, mas também a bênção de possuir uma família". Perguntado sobre se sentia re­­nascido, ele comparou: "Igual a um bebê, isso ocorre com muitos tropeços."

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.