Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Itália

Berlusconi consegue voto de confiança no Senado

Ele ainda enfrenta, porém, um teste crucial na Câmara dos Deputados, onde será alvo de uma moção de censura

Primeiro-ministro italiano Silvio Berlusconi acena durante sessão no Parlamento em Roma | REUTERS/Alessandro Bianchi
Primeiro-ministro italiano Silvio Berlusconi acena durante sessão no Parlamento em Roma (Foto: REUTERS/Alessandro Bianchi)

O primeiro-ministro italiano, Silvio Berlusconi, conseguiu nesta segunda-feira o voto de confiança do Senado. O premiê obteve 162 votos de apoio ao governo e 135 contrários. Ele ainda enfrenta, porém, um teste crucial na Câmara dos Deputados, onde será alvo de uma moção de censura. A segunda votação no Parlamento deve ocorrer por volta das 10h30 (horário de Brasília).

Na Câmara Baixa, houve recentemente uma ruptura entre o governo e o ex-aliado Gianfranco Fini, o que retirou a maioria folgada de Berlusconi. A moção de censura é considerada uma das votações mais importantes nos 16 anos de carreira de Berlusconi. Uma derrota deve levá-lo a renunciar, antecipando as eleições.

Mesmo se o premiê conseguir superar o desafio na Câmara, isso deve ocorrer por uma margem pequena, gerando dúvidas sobre a capacidade de Berlusconi avançar com suas promessas, incluindo importantes medidas econômicas para reativar a economia da Itália. As informações são da Dow Jones.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.