• Carregando...
Prazo para analisar recurso de Silvio Berlusconi deve deixá-lo fora da cadeia | GABRIELE PUTZU/EFE
Prazo para analisar recurso de Silvio Berlusconi deve deixá-lo fora da cadeia| Foto: GABRIELE PUTZU/EFE

Um tribunal de Nápoles condenou nesta quarta-feira (8), em primeira instância, o ex-primeiro-ministro italiano Silvio Berlusconi a três anos de prisão por corrupção.

Berlusconi era acusado de subornar um senador para mudar de partido no Parlamento, numa tentativa de derrubar o governo de coalizão de Romano Prodi. Apesar da condenação, o polêmico ex-premiê não deverá ir para a cadeia: a sentença deve prescrever antes que o recurso possa ser julgado.

Segundo a acusação, o senador Sergio de Gregorio fazia parte de um pequeno partido de centro-esquerda que apoiava Prodi. Ele, no entanto, recebeu 3 milhões de euros de Berlusconi entre 2006 e 2008 para deixar o IDV, desestabilizando a coalizão.

Gregorio admitiu ter recebido o dinheiro e foi condenado a oito meses como parte de um acordo com a promotoria. Já Berlusconi sempre negou a acusação.

“É um belo processo, apaixonante, mas a iminente prescrição elimina, do ponto de vista das consequências, todo o pathos do veredicto”, declarou o procurador Henry John Woodcock.

Segundo a imprensa italiana, a prescrição ocorrerá em outubro ou novembro.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]