• Carregando...
Joe Biden será o candidato democrata nas eleições presidenciais dos EUA em 2020 (OLIVIER DOULIERY / AFP)
Joe Biden será o candidato democrata nas eleições presidenciais dos EUA em 2020 (OLIVIER DOULIERY / AFP)| Foto: AFP

O candidato do Partido Democrata à Presidência dos Estados Unidos nas eleições de 2020, Joe Biden, anunciou nesta terça-feira (14) plano de US$ 2 trilhões (cerca de R$ 10,7 trilhões na cotação atual) para combater as mudanças climáticas. Biden tem como objetivo reformular o setor energético dos EUA ao mesmo tempo em que estimula o crescimento econômico.

“Esses são os investimentos mais fundamentais que podemos fazer voltados à saúde e vitalidade de longo prazo da economia e à saúde e segurança física do povo americano. Quando Donald Trump pensa em mudanças climáticas, a única palavra que ele consegue dizer é 'fraude'. Quando eu penso em mudanças climáticas, a palavra na qual penso é 'emprego'”, afirmou a repórteres em Wilmington, no Delaware, cidade onde cresceu.

Leia também: EUA não vão mais deportar estudantes estrangeiros

O plano apresentado hoje por Biden é mais agressivo do que o trabalhado por ele durante as primárias democratas. Trata-se de um esforço do candidato para se aproximar de eleitores progressistas que ainda possam estar céticos quanto ao seu trabalho, vez que Biden fez uma pré-campanha mais voltada ao centro.

Em 15 anos, o democrata pretende zerar as emissões de carbono resultantes da produção de energia elétrica no país, o que significa que até 2035 100% da eletricidade gerada nos EUA deve ser limpa. No campo econômico, o candidato argumentou que seu plano climático vai ajudar a revitalizar a economia norte-americana e ser capaz de criar milhões de novos empregos. Biden também prometeu impulsionar a indústria automobilística norte-americana por meio da concessão de incentivos a fabricantes que produzirem veículos elétricos de emissão zero.

Biden não mencionou de forma expressa, entretanto, a proibição da queima de carvão ou o fraturamento hidráulico (ou fracking), método de extração de petróleo e gás natural, questão que é politicamente sensível em alguns estados do país.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]