• Carregando...

Zacarias Moussaoui, a única pessoa condenada pela Justiça dos EUA pelos ataques de 11 de setembro de 2001, não teria participado da elaboração ou da execução dos atentados ao Pentágono e ao World Trade Center. É o que sugere uma gravação, cuja autoria é atribuída ao terrorista Osama bin Laden, líder da Al-Qaeda, divulgada nesta terça-feira por um site na internet.

No registro de áudio, Bin Laden teria afirmado, ainda, que designou, pessoalmente, os 19 terroristas que participariam dos ataques contra alvos americanos no dia 11 de setembro de 2001.

"A verdade é que ele não tem qualquer ligação que seja com os eventos de 11 de setembro. Tenho certeza do que digo por que eu fui o responsável por incumbir os 19 irmãos (...) dos ataques", diz a gravação.

A autenticidade do áudio, que foi divulgado em uma site freqüentemente usado pela Al-Qaeda, ainda não foi verificada.

Zacarias Moussaoui foi sentenciado, no dia 4 de maio deste ano, à prisão perpétua, sem possibilidade de condicional, por seu envolvimento nos ataques de 2001. O franco-marroquino de 37 anos alegou culpa pelos ataques, dos quais teria participado como conspirador.

Em 11 de setembro de 2001, aviões americanos foram seqüestrados e jogados contra prédios em Nova York e Washington, matando cerca de 3 mil pessoas.

"Os participantes do 11 de setembro faziam parte de dois grupos: pilotos e equipes de apoio para cada piloto, com o objetivo de controlar os aviões. E por que Zacarias Moussaoui estava aprendendo a voar, ele não era a 20ª pessoa que ajudou a controlar os aviões, como o seu governo [dos EUA] reivindicou anteriormente", diz a voz.

Algumas autoridades dos EUA disseram inicialmente acreditar que Moussaoui teria participado dos ataques de 11 de setembro como um 20º sequestrador. Outros disseram depois que ele deveria ter participado de uma segunda onda de ataques que acabou não acontecendo.

"Sua confissão é uma falsa confissão, que nenhuma pessoa inteligente duvida que tenha sido obtida como resultado da pressão sofrida por ele nos últimos quatro anos e meio", afirma a voz na fita.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]