• Carregando...

O enviado especial do Quarteto para o Oriente Médio, Tony Blair, encontrou o presidente palestino, Mahmoud Abbas, em Amã neste sábado (11) para discutir o processo de paz, informou o gabinete de Blair.

Segundo um comunicado, Blair reafirmou para Abbas o compromisso do Quarteto (Estados Unidos, União Europeia, Rússia e Nações Unidas) e da comunidade internacional com o processo de paz, "e a necessidade de lançar negociações sérias com o objetivo de atingir uma solução que envolva dois Estados".

O ex-premiê britânico também informou Abbas sobre os resultados das conversas com o governo israelense sobre "uma série de questões".

Um comunicado do gabinete de Abbas divulgado pela agência oficial palestina informou que os dois discutiram "desenvolvimentos do processo de paz tendo em vista a instransigência israelense de não interromper os assentamentos".

Abbas se reunirá no Cairo no domingo com o comitê da Liga Árabe responsável por acompanhar o processo de paz.

No mês passado, cinco rodadas de conversas entre Israel e negociadores palestinos, patrocinadas pelo Quarteto, terminaram sem acordo.

Os palestinos acusam Israel de se recusar a apresentar propostas

Autoridades palestinas disseram diversas vezes que não continuariam as conversas após 26 de janeiro a menos que Israel congelasse a construção de assentamentos e concordasse em basear as futuras negociações sobre as fronteiras existentes antes da Guerra de Seis Dias, de 1967.

Blair e Abbas também discutiram a reconciliação entre Fatah e Hamas, informou o gabinete do ex-premiê.

A liderança palestina endossou na quinta-feira o recente acordo assinado por Abbas e o líder do Hamas, Khaled Meshaal, em Doha, colocando Abbas na liderança de um governo interino para supervisionar as eleições que ocorrerão este ano.

Israel deixou clara sua oposição ao acordo, alertando Abbas de que ele não poderia reconciliar-se com o grupo islâmico Hamas, que controla a Faixa de Gaza, e ao mesmo tempo negociar com Israel.

Neste sábado, o primeiro-ministro da Faixa de Gaza, Ismail Haniya, disse durante visita ao Irã que seu movimento "jamais reconhecerá Israel".

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]