Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Missão de Paz

Blair se encontra com Schwarzenegger em Londres

Foi um dos últimos encontros do premiê britânico em Londres. Em Jerusalém, Blair pode virar mediador para a paz.

O primeiro-ministro do Reino Unido, Tony Blair, se reuniu nesta terça-feira (26) com o governador da Califórnia, Arnold Schwarzenegger, em uma de suas últimas reuniões oficiais no número 10 de Downing Street.

Em um congresso extraordinário realizado este domingo em Manchester, Blair cedeu a liderança do Partido Trabalhista a Gordon Brown, que o sucederá na quarta-feira à frente do governo britânico.

O primeiro-ministro e Schwarzenegger discutirão a mudança climática.

O ministro do Meio Ambiente do Reino Unido, David Miliband, também participará da reunião, após a qual será realizado um encontro com líderes empresariais.

Ao ser perguntado sobre se estas seriam as últimas conversas bilaterais de Blair no número 10 de Downing Street, o porta-voz oficial respondeu: "Suponho que sim".

O primeiro-ministro poderia ser nomeado já nesta terça-feira, um dia antes de deixar o poder, enviado internacional para o Oriente Médio, segundo a edição de hoje do jornal "Financial Times".

PazMediadores da crise no Oriente Médio encontraram-se na terça-feira para conversas que podem levar à indicação de Blair para o posto de enviado do grupo para tentar retomar perspectivas de paz na região, após o Hamas ter tomado o controle da Faixa de Gaza.

Diplomatas próximos ao chamado Quarteto -- grupo que inclui Estados Unidos, União Européia (UE), Organização das Nações Unidas (ONU) e Rússia -- disseram que Blair provavelmente vai ser nomeado para o cargo em breve.

Representantes do Quarteto, que se reúnem no consulado dos EUA em Jerusalém, finalizam os detalhes sobre o papel do novo enviado.

Washington confirmou que o grupo discutia a indicação de um enviado para ajudar o presidente palestino, Mahmoud Abbas, a construir instituições de um futuro Estado e a conduzir reformas políticas e econômicas. A facção Fatah de Abbas foi derrotada pelo Hamas em Gaza e ele criou um governo de emergência na Cisjordânia.

Alguns diplomatas europeus questionam a capacidade de Blair de angariar apoio palestino e árabe devido à sua atuação na guerra do Iraque e à sua relação próxima com o presidente norte-americano, George W. Bush.

Abbas e o primeiro-ministro israelense, Ehud Olmert, apoiariam o nome de Blair, disseram assessores.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.