• Carregando...

O ex-presidente peruano Alan García teria vencido o segundo turno da eleição presidencial peruana, realizado neste domingo, derrotando o candidato nacionalista Ollanta Humala, segundo pesquisas de boca-de-urna divulgadas logo após o fim da votação.

Segundo sondagens realizadas por três empresas privadas, Alan García teria recebido entre 55% e 52% dos votos, contra 47% e 45% de votos conquistados por Ollanta Humala.

A Oficina Nacional de Processos Eleitorais (ONPE) divulgará nas próximas horas os primeiros resultados oficiais. Espera-se que a totalidade dos votos seja apurada até a noite de segunda-feira.

As seções eleitorais peruanas encerraram seu funcionamento às 18h deste domingo (16h em Lima), após oito horas de votação para eleger o próximo presidente do país.

Estima-se que 16,4 milhões deperuanos tenham ido às urnas escolher entre o candidato nacionalista Ollanta Humala e o social-democrata Alan García.

Segundo o chefe interino da missão de observadores da Organização dos Estados Americanos (OEA), o ex-chanceler argentino Rafael Bielsa, nenhum incidente relevante foi registrado.

- O processo eleitoral transcorreu com toda normalidade, nada além de pequenas questões relativas a violações da lei eleitoral e atraso na constituição de alguma mesa eleitoral - disse Bielsa à rádio CPN.

A campanha para o segundo turno foi caracterizada por ataques pessoais duros entre García e Humala, com referências à constante intervenção do presidente venezuelano, Hugo Chávez, no processo, o que provocou o pior momento da relação diplomática entre Caracas e Lima, depois da retirada de embaixadores.

O presidente Alejandro Toledo entregará a faixa presidencial a seu sucessor em 28 de julho, dia em que se comemora a independência do Peru.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]