Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Eleição

Boca de urna dá vitória a Maurício Macri na Argentina

Maurício Macri, da aliança “Cambiemos”. | Marcos Brindicci/Reuters
Maurício Macri, da aliança “Cambiemos”. (Foto: Marcos Brindicci/Reuters)

De acordo com a imprensa argentina, as pesquisas de boca de urna apontam a vitória do opositor Maurício Macri sobre o candidato governista Daniel Scioli no segundo turno das eleições argentinas.

Segundo os jornais “Clarín” e “Perfil” e o site Infobae, levantamentos feitos pelas campanhas de Macri e do candidato governista Daniel Scioli mostravam o opositor na frente com vantagem de seis a 20 pontos percentuais.

Ambos os levantamentos mostram vitória de Macri na província de Buenos Aires, maior colégio eleitoral argentino, e ampla vantagem na cidade de Buenos Aires e nas províncias de Córdoba e Santa Fe, governadas pela oposição.

Os dois candidatos, porém, veem com cautela as pesquisas. No primeiro turno, elas davam vantagem entre oito e dez pontos para Scioli contra Macri, com alguns institutos dando vitória sem necessidade de tira-teima.

No final, Scioli recebeu 37% dos votos, contra 34% de Macri, uma diferença muito menor que a prevista por todos os institutos. Isso fez com que a Argentina passasse por seu primeiro segundo turno da história.

As pesquisas foram divulgadas após o fim da votação, às 18h locais (19h em Brasília). O governo promete divulgar os primeiros resultados a partir de 19h30 (20h30 no Brasil) e a tendência definitiva às 22h30 (23h30 em Brasília).

O diretor nacional eleitoral, Alejandro Tullio, disse que mais de 74% dos eleitores de todo o país votaram. O número é menor que o do primeiro turno, quando houve participação de 82%, mas é maior que os 67% das primárias.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.