• Carregando...
Evo Morales (em imagem de arquivo) anunciou nesta quinta-feira a construção de complexo nuclear em El Alto | Foto: Noah Friedman/ ABI/Fotos Públicas
Evo Morales (em imagem de arquivo) anunciou nesta quinta-feira a construção de complexo nuclear em El Alto| Foto: Foto: Noah Friedman/ ABI/Fotos Públicas

A Bolívia anunciou nesta quinta-feira (29) que construirá um complexo nuclear nos próximos quatro anos. O projeto, orçado em US$ 300 milhões, usará tecnologia russa e apoio da Argentina, segundo anúncio do presidente Evo Morales.

De acordo com Morales, o complexo terá uma usina de ciclotron-radiofármacos, uma usina de radiação gama e um reator nuclear de pesquisa. Ele aponta que a estrutura “não representa nenhum risco para o ser humano nem para a mãe Terra” -- o anúncio gerou uma onda de críticas de opositores e despertou o receio em parte dos bolivianos.

O complexo de 20 hectares seria inicialmente construído na periferia de La Paz, mas protestos de moradores locais mudaram os planos dos engenheiros bolivianos. Agora, um terreno em El Alto, uma cidade próxima à capital, está sendo sondado pela equipe de Morales.

Assinado em 2012, o pacto para a construção com a empresa russa Rosatom tem fins pacíficos, segundo ambas as partes.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]