
Ouça este conteúdo
O governo da Bolívia restabelecerá relações diplomáticas com Israel, em cerimônia que será realizada em Washington, nos Estados Unidos, a partir das 20h30 (horário de Brasília) desta terça-feira (9).
De acordo com o jornal The Times of Israel, a cerimônia de assinatura ocorrerá na residência do embaixador israelense nos EUA, Yechiel Leiter.
“Feliz pelo novo capítulo que escreveremos nas relações entre a Bolívia e Israel. Laços que hoje fortaleceremos com a assinatura do acordo para restabelecer relações diplomáticas com meu homólogo, o ministro das Relações Exteriores Gideon Sa’ar, em Washington”, escreveu no X o chanceler boliviano, Fernando Aramayo.
Na mesma rede social, Sa’ar disse que conversou com o novo presidente da Bolívia, Rodrigo Paz – cujo mandato completou um mês na segunda-feira (8) –, no dia seguinte ao segundo turno da eleição presidencial, em outubro.
“Transmiti o desejo de Israel de abrir um novo capítulo e renovar plenamente as relações diplomáticas. Minha diretora-geral, Eden Bar Tal, representou Israel na posse do presidente na Bolívia. Agradecemos a decisão do presidente de cancelar a exigência de visto para viajantes israelenses”, afirmou o chanceler de Israel.
O governo de Luis Arce, do Movimento ao Socialismo (MAS), havia rompido as relações diplomáticas com Israel em 2023, após o início da guerra na Faixa de Gaza.
Antes disso, os laços entre os dois países já haviam sido cortados entre 2009 e 2019, mas foram restabelecidos pela presidente interina Jeanine Áñez, depois que Evo Morales, também do MAS, deixou o poder.
O governo de Arce também aderiu a uma ação da África do Sul na Corte Internacional de Justiça (CIJ), que acusa Israel de genocídio no conflito.
A gestão Paz já havia restabelecido as relações da Bolívia com os Estados Unidos, que estavam rompidas desde 2008.







