Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Violência

Bombardeio da Otan mata quatro policiais afegãos

O ataque ocorreu durante um ataque talibã a um posto policial afegão, quando as forças aliadas da Otan (Isaf) prestaram apoio aéreo no distrito de Deh Yak

Quatro policiais afegãos morreram e um adolescente ficou ferido em um bombardeio da Otan nesta quinta-feira (4) na província de Ghazni, no sudeste do Afeganistão, informou à Agência Efe uma fonte oficial.

O ataque ocorreu durante um ataque talibã a um posto policial afegão, quando as forças aliadas da Otan (Isaf) prestaram apoio aéreo no distrito de Deh Yak, disse o porta-voz do governador de Ghazni, Fazel Mohammad.

"Quatro policiais que inspecionavam um veículo foram atingidos pelo fogo aéreo e um adolescente que passava por lá ficou ferido", acrescentou Fazel.

A Isaf não confirmou o incidente armado.

"Recebemos as informações sobre o incidente de Ghazni. Neste momento estamos tentando verificar os fatos", afirmou o porta-voz da Isaf, Luca Corneal.

As mortes de civis são um dos pontos de atrito frequentes entre o governo afegão e as tropas internacionais enviadas ao país asiático.

O presidente afegão, Hamid Karzai, emitiu de fato em fevereiro deste ano uma ordem que proibia o exército nacional solicitar assistência aérea às forças internacionais durante ofensivas militares em zonas habitadas.

A Otan começou em 2011 a se retirar do Afeganistão e a transferir gradualmente a competência da segurança ao exército e à polícia locais.

Esse processo, que deve ser concluído em 2014, transcorre em um dos momentos mais sangrentos da guerra afegã 11 anos depois da invasão americana e queda do regime fundamentalista talibã.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.