• Carregando...
Governador da Califórnia Arnold Schwarzenegger (esq.) verifica os estragos em área afetada pelo incêndio florestal próximo de Tujunga, na Califórnia | Justin Sullivan / AFP Photo
Governador da Califórnia Arnold Schwarzenegger (esq.) verifica os estragos em área afetada pelo incêndio florestal próximo de Tujunga, na Califórnia| Foto: Justin Sullivan / AFP Photo

Após nove dias de luta, os bombeiros estão conseguindo vencer o incêndio florestal nas montanhas próximas a Los Angeles, e nesta quinta-feira (3) se dedicam a afastar as chamas de comunidades que começavam a ficar ameaçadas.O chamado Incêndio da Estação já está 38 por cento contido, segundo o comandante dos bombeiros Mike Dietrich, segundo quem seus mais de 4.700 homens obtiveram um "grande progresso." Na véspera, o controle era de 28 por cento.

Mas a extensão de terra calcinada ainda cresceu ligeiramente, atingindo agora quase 59 mil hectares - uma área equivalente à cidade de Chicago.

O fogo se espalha desde 26 de agosto nos montes San Gabriel, que fica sobre a chamada bacia de Los Angeles. No seu auge, as autoridades emitiram ordens para que 6.300 casas fossem desocupadas. Na noite de quarta-feira todos os moradores já haviam sido autorizados a voltar.

Mas na madrugada de quinta-feira um novo foco em um cânion levou as autoridades a novamente desocuparem um pequeno aglomerado de casas. Os bombeiros agora se concentram em combater o flanco sudeste do incêndio, para evitar que as chamas se espalhem para várias comunidades ao pé do morro. "Essa é a nossa prioridade número 1 para os próximos dias," afirmou Dietrich na noite de quarta-feira.

Os bombeiros se mostram confiantes de que não haverá danos no monte Wilson, onde há um observatório astronômico mundialmente famoso, além de importantes torres de telecomunicações.

Dias atrás, as autoridades previam que o cume da montanha, a 1.740 metros, seria muito provavelmente engolido pelas chamas. Porém a elevação da umidade reduziu o ímpeto do fogo, permitindo que os bombeiros limpassem o mato em torno da montanha e lançassem enormes quantidades de retardante antichamas nas encostas.

Apesar do progresso dos últimos três dias, os bombeiros preveem que só pela metade do mês o incêndio será totalmente debelado.

O fogo já destruiu mais de 60 casas. Seu combate custou 21 milhões de dólares aos cofres do Estado, e resultou na morte de dois bombeiros. Os incêndios das últimas semanas fizeram com que a Califórnia esgotasse metade do seu orçamento para o combate a incêndios.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]