Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Religião

Recorde de batismos na Páscoa: jovens impulsionam crescimento de católicos na Europa

Peregrinos católicos carregam estátua da Virgem Maria durante procissão no Dia da Assunção em Paris, França (Foto: EFE/EPA/ANDRE PAIN)

Ouça este conteúdo

A Europa é vista como um dos lugares onde o ceticismo religioso mais tem avançado. No entanto, relatórios recentes mostram que o catolicismo vem ganhando força, principalmente entre os jovens, em alguns países.

Dados divulgados pela Conferência Episcopal da França mostram que a Igreja Católica teve um número recorde de batismos. Na Páscoa deste ano, são esperados mais de 10 mil catecúmenos, um aumento de 45% em relação aos números de 2024.

Uma informação que ganha destaque no novo relatório é que houve uma mudança no público que professou a fé católica: jovens de 18 a 25 anos são a maior parte dos convertidos. Anteriormente, a faixa etária de 26 a 40 anos era a predominante nas estatísticas de conversão.

De acordo com os dados da Conferência Episcopal, 42% dos catecúmenos agora é formada por estudantes e jovens profissionais.

O documento ainda aponta para um aumento no número de adolescentes católicos na França. Os batismos de pessoas com idade entre 11 e 17 anos aumentaram em 33%, comparando com o ano passado.

O portal National Catholic Register (NCR) registrou recentemente uma participação recorde de jovens nas programações de Quarta-feira de Cinzas em todo o país. Na cidade de Nantes, noroeste do país, por exemplo, uma missa para jovens estava tão lotada que os participantes precisaram ficar de pé durante toda a celebração. O mesmo fenômeno foi relatado em outras cidades francesas nesse período.

Católicos podem superar anglicanos no Reino Unido

Um movimento semelhante está sendo observado no Reino Unido, sendo inclusive apelidado de "reavivamento silencioso".

Isso porque diferentes paróquias britânicas estão testemunhando um crescimento constante no interesse e na frequência, especialmente entre os jovens, antes das celebrações da Páscoa.

Um relatório da Sociedade Bíblica aponta que os anglicanos estão prestes a ser superados em números de adeptos pelos católicos em uma proporção de mais de dois para um entre a Geração Z - aqueles nascidos no final da década de 1990 e 2010 - e os jovens frequentadores de igrejas da geração Y (ou Millennials) - nascidos entre o início da década de 1980 e 1996.

Segundo o levantamento, as mulheres continuam superando os homens entre os catecúmenos, representando 63% dos que buscam o batismo.

Além disso, uma nova tendência parece surgir com mais pessoas das áreas urbanas buscando a igreja, revertendo o crescimento das conversões em áreas rurais dos dois anos anteriores.

A Sociedade Bíblica encomendou pesquisas com a empresa YouGov entre os anos de 2018 e 2024, que contou com mais de 32 mil entrevistas. Esses levantamentos mostraram que houve um crescimento na frequência de pessoas de todas as faixas etárias principalmente em igrejas católicas e pentecostais. O aumento entre os mais jovens foi observado especialmente entre os homens.

Dados coletados pela Igreja Católica na Inglaterra e no País de Gales também sugerem uma crescente participação na missa dominical desde a pandemia, passando de 390 mil em 2021 para 555 mil em 2023. Apesar disso, os números ainda são menores do que os de 702 mil registrados em 2019, antes da pandemia.

VEJA TAMBÉM:

 

 

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.