Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Desastre ambiental

BP ainda enfrenta dois pequenos vazamentos

Marinha americana nega que novo acidente tenha sido causado pela “tampa” que estancou vazamento na semana passada

Entenda a operação para selar poço no Golfo do México |
Entenda a operação para selar poço no Golfo do México (Foto: )

A British Petroleum recebeu permissão ontem para manter selado o poço de petróleo danificado no Golfo do México por mais 24 horas, apesar de temores com a descoberta de dois vazamentos. Segundo a Ca­­sa Branca, além de um vazamento no topo do poço, há outro localizado a 3 km dele, no fundo do mar.

O almirante Thad Allen, responsável pela luta contra o vazamento pelo governo dos EUA, disse que eles não são "consequência" da tampa colocada no poço, que impede, desde quinta-feira, mais vazamentos. E relativizou especulações de que o teste estaria gerando pressão no subsolo.

A BP deve ser um dos temas da primeira visita do premier britânico, David Cameron, a Washington, hoje. Além do vazamento, a empresa é acusada de intervir para a libertação, em 2009, de um terrorista líbio condenado pelo atentado de Lockerbie, na Escócia, em 1988, que matou 270 pessoas.

Cameron disse que a libertação foi "completamente errada’’, mas que não sabe "o que a BP fez’’.

China

Em meio ao maior desastre am­­biental dos EUA, um dos maiores portos da China, o de Dalian, foi fechado ontem após uma explosão envolvendo o descarregamento de petróleo na sexta-feira. Navios carregando outras commodities, como ferro, tiveram de se dirigir para outros portos. A mancha de óleo chegou a 50 km2, mas foi reduzida a 30 km2 após 160 toneladas do material terem sido retiradas da água.

O governo local afirmou que a operação de limpeza pode demorar mais cinco dias – fontes não oficiais previam que o porto ficaria fechado por outros dez. Ninguém ficou ferido no acidente de sexta. Não há moradores na área atingida.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.