• Carregando...

A petrolífera BP tem "esperanças" de que o poço que explodiu no Golfo do México possa continuar fechado até que os poços de emergência consigam conter o vazamento permanentemente, disse um executivo da empresa no domingo (18).

A BP está fazendo um teste de pressão no poço avariado de Macondo, no que vem sendo descrito com uma medida temporária para parar o vazamento de óleo no Golfo, enquanto seus engenheiros estudam a pressão dentro do poço.

Agora os funcionários da BP dizem que querem manter o poço lacrado até que termine a construção de dois poços auxiliares, que deverão servir para lacrar permanentemente o poço danificado ou, eventualmente, "matá-lo" com lama pesada e cimento. A BP diz espera que os poços auxiliares estejam prontos até meados de agosto.

"Esperamos que se os sinais positivos continuarem, poderemos completar os testes até conseguirmos desabilitar o poço", disse o chefe de operações da BP, Doug Suttles, aos repórteres, durante uma teleconferência.

"No momento, não há uma data definida para a reabertura do funcionamento do poço," disse Suttles. "É claro que não queremos reiniciar a extração no Golfo, se não for necessário."

O governo dos EUA ainda precisa aprovar o plano da BP. No sábado, a principal autoridade dos EUA para o vazamento de óleo, disse que o teste de pressão foi uma coisa temporária e visava mostrar as opções de isolamento do poço, caso ocorra um furacão.

Depois de completar os testes, a BP abriria a tampa da válvula de contenção para permitir que o petróleo vaze, temporariamente para o mar, enquanto os navios são reposicionados para sifonar o óleo, declarou em comunicado no sábado, o almirante reformado da Guarda Costeira, Thad Allen.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]