• Carregando...

A empresa de energia BP Plc retirou neste sábado (10) uma capa de contenção sobre o poço que está vazando petróleo no Golfo do México, iniciando o processo para trocá-la por outra maior, que poderia deter completamente o vazamento, disse a empresa.

A BP disse em comunicado que o processo completo poderia levar entre quatro e sete dias. Entre a remoção da camada atual para a nova, o petróleo vazaria novamente sem controle, disse a BP.

Apesar disso, com a nova capa, a empresa deu garantias de que não haverá novo derramamento de petróleo no leito marinho. Se tudo der errado, uma outra capa estará à disposição para ser usada.

"A diferença é que esta é uma capa que sela (o vazamento) completamente e a outra não", disse Kent Wells, vice-presidente da BP encarregado de exploração e produção.

O petróleo capturado seria escoado para embarcações na superfície.

Ao mesmo tempo, a empresa estava conectando e testando um terceiro petroleiro que, espera, possa começar a absorver petróleo durante as últimas horas de domingo.

O óleo coletado é processado e enviado à costa por um petroleiro cisterna. Na sexta-feira, 24.790 barris foram recuperados ou queimados pelo sistema.

Cientistas estimam que o vazamento esteja despejando 60.000 barris de petróleo por dia ao mar. Com um sistema de quatro embarcações, a empresa poderia capturar 80.000 barris de petróleo por dia e desconectar o sistema rapidamente se um furacão se aproximar, disse a BP.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]