• Carregando...

A empresa BP poderá iniciar no fim da semana que vem o procedimento final para tampar o vazamento no seu poço do golfo do México, apesar dos atrasos provocados por tempestades, disse nesta segunda-feira o almirante da reserva Thad Allen, principal autoridade norte-americana envolvida na operação.

Por meio de um poço auxiliar que está sendo escavado desde 2 de maio, os técnicos esperam jogar lama e cimento no poço danificado, de onde o petróleo começou a jorrar em 20 de abril.

"A próxima coisa que precisamos fazer é colocar esse poço (auxiliar) na posição em que possamos fazer a interceptação (do poço danificado) e matar este poço por baixo", disse Allen a jornalistas em Washington.

Allen disse também que essa "sufocação" permanente será precedida pela chamada "morte estática", que consiste em tampar o poço perto da sua boca, e que isso pode acontecer já na segunda-feira que vem.

Na semana passada, a BP teve de suspender a maior parte das operações no local do acidente, inclusive a escavação do poço auxiliar, por causa de uma tempestade na região, que no entanto se dispersou rapidamente, permitindo a retomada dos trabalhos antes do previsto.

Se o poço auxiliar interceptar o poço danificado até o fim da semana que vem, como previu Allen, a "sufocação" poderá acontecer até meados de agosto, data cogitada antes da tempestade.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]