
Ouça este conteúdo
O Conselho de Direitos Humanos da ONU aprovou uma resolução de iniciativa conjunta da Rússia (que não faz parte do conselho) e de Uganda (que representou o Movimento dos Países Não Alinhados), pedindo o fim de medidas unilaterais que violam o direito internacional humanitário e a Carta das Nações Unidas.
Segundo a proposta, essas ações coercitivas impedem a plena vivência dos direitos consagrados na Declaração Universal dos Direitos Humanos e criam obstáculos nas relações comerciais entre os Estados. A Rússia, um dos países que idealizaram o documento, mantém uma invasão na Ucrânia há quatro anos e é alvo de sanções ocidentais.
Ao todo, 28 países votaram a favor do documento apresentado pelo regime russo, incluindo Brasil, Colômbia e China. Outros 17, entre eles França, Reino Unido e Holanda votaram contra a resolução.
VEJA TAMBÉM:








