O Brasil enviará ajuda humanitária à região paquistanesa da Cachemira, atingida recentemente por terremotos, de acordo com uma nota conjunta divulgada nesta terça-feira pelo Ministério das Relações Exteriores e pelo Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República.
Na nota, o governo brasileiro manifesta pesar com as conseqüências dos terremotos que atingiram a no último dia 8 e solidariza-se com as famílias das vítimas da calamidade e o governo do Paquistão.
De acordo com a nota, presidente Luiz Inácio Lula da Silva determinou, o envio de ajuda humanitária aos paquistaneses. A ação está sendo articulada pelo Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República. Já foram disponibilizados 300 quilos de remédios, oriundos do Ministério da Saúde, e cerca de 14 toneladas de alimentos, provenientes do Ministério do Desenvolvimento Social. O transporte será feito pela Força Aérea Brasileira (FAB). A data e a rota do vôo ainda estão em estudo e serão informadas posteriormente.
A nota destaca ainda que as embaixadas brasileiras no Paquistão e na Índia acompanham os desdobramentos do terremoto e mantêm contato estreito com as autoridades e os hospitais da área a fim de localizar e prestar assistência a cidadãos brasileiros que possam ter se ferido nos terremotos. Até o momento, não há registro de qualquer vítima brasileira, informou o Itamaraty.



