Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Gripe

Brasil tem nova queda em casos suspeitos de gripe H1N1

Os casos considerados suspeitos da nova gripe H1N1 no Brasil passaram de 26 para 21 nesta quinta-feira, enquanto outros 20 casos estão sendo monitorados em oito Estados, informou o Ministério da Saúde

Até quarta-feira, 26 casos eram considerados suspeitos e 15 estavam em monitoramento. Na terça-feira, eram considerados suspeitos 28 casos. Segundo o último balanço do ministério, o monitoramento de 110 pacientes já foi descartado para a doença, que ficou conhecida como gripe A N1N1.

Os casos suspeitos estão na maioria em São Paulo, com 4 casos. Rio de Janeiro (3), Distrito Federal (2), Goiás (2), Santa Catarina (2), Mato Grosso do Sul (1), Minas Gerais (1), Paraíba (1), Pernambuco (1) e Rondônia (1) são os outros Estados com pacientes considerados suspeitos.

Mais de 2.000 casos da gripe H1N1 já foram confirmados em 23 países, a maioria no México e nos Estados Unidos. A nova doença, influenza A H1N1, ainda não teve nenhum caso registrado no Brasil.

Na quarta-feira, o país recebeu os kits para a realização de exames laboratoriais da nova gripe. De acordo com o Ministério da Saúde, com esse material os resultados devem sair a partir de 72 horas depois do início da análise dos pacientes.

Os primeiros kits foram encaminhados para os laboratórios da Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz), no Rio, e do Instituto Adolf Lutz, em São Paulo. Também serão enviados kits ao Instituto Evandro Chagas, em Belém.

O Gabinete Permanente de Emergências do ministério alterou na semana passada a definição de caso suspeito e em monitoramento, a fim de ampliar a vigilância da circulação do vírus no país.

De acordo com a nova classificação, são consideradas suspeitas de ter a doença pessoas provenientes de qualquer área dos países com confirmação de casos que apresentem sintomas da gripe A H1N1 ou que tenham tido contato próximo com pessoas infectadas.

Na última segunda-feira, o Ministério da Saúde pediu ao governo a liberação de uma verba adicional de 141 milhões de reais para intensificar as ações contra a doença no Brasil.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.