Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Alerta global

Brasil terá mais 54 mil doses de droga contra gripe suína

Compra ocorreu em janeiro seguindo um plano de contingência para uma epidemia da gripe. Brasil tem estoque de 9 milhões de doses de Tamiflu em pó

O Brasil deve receber ainda esta semana 54 mil doses do Tamiflu, medicamento que pode ser usado no tratamento da gripe suína. A compra havia sido feita em janeiro, seguindo um protocolo de rotina previsto no plano de contingência para uma epidemia de gripe. Assim que for entregue, o produto deverá ser distribuído para hospitais de referência no tratamento da doença.

Além do remédio pronto, o País tem um estoque estratégico 9 milhões de doses de Tamiflu em forma de pó - estágio anterior ao que é usado no tratamento. Adquirida em 2006, a droga está armazenada em grandes tonéis. O lacre dos recipientes somente será aberto caso haja necessidade de uso em grande escala no País. "O produto tem validade até 2016, se os tonéis não forem abertos", afirmou o secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Gerson Penna. Caso apenas uma parte do produto seja usada, o restante do pó armazenado terá validade até 2012.

Assim como o Brasil, vários países compraram, entre 2005 e 2006, doses de Tamiflu para formar um estoque estratégico, que seria usado numa eventual pandemia de gripe. Na época, a principal preocupação era uma disseminação do H5N1, o vírus conhecido por provocar a gripe aviária. Testes realizados pelo Centro de Controle de Doenças (CDC), de Atlanta, constataram que o vírus influenza que circula agora, o H1N1, também é sensível ao oseltamivir (nome da substância ativa do Tamiflu) e ao zanamivir.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.