
Uma brasileira foi presa no aeroporto de Suvarnabhumi, em Bangcoc, na Tailândia, depois de passar pelo raio-x que detectou 60 pacotes de cocaína em seu estômago nesta quarta-feira (31). Segundo a imprensa local, ela foi identificada como Josexelly Mendes Wanzeler, de 35 anos.
A brasileira foi levada para interrogação depois que oficiais do aeroporto receberam uma denúncia de que ela haveria ingerido drogas ilícitas. Mais tarde, os agentes solicitaram que ela passasse pelo raio-x do aeroporto e confirmaram a suspeita.
Segundo a Agência EFE, a turista havia engolido 106 cápsulas de cocaína, as quais estavam embaladas em preservativos. Os agentes estimam a quantidade confiscada em 1,1 quilograma. A prisão foi feita pela unidade antidrogas no principal aeroporto de Bangcoc, onde ela chegou após passar pela capital da Etiópia. Ela havia saído do Brasil por São Paulo.
A Gazeta do Povo procurou o Ministério das Relações Exteriores para mais informações sobre a prisão da brasileira, mas ainda não obteve resposta. O site do Itamaraty adverte os brasileiros para o rigor da legislação tailandesa no caso de tráfico de drogas.
“O porte e o tráfico de drogas são severamente punidos pelas legislações da Tailândia, Camboja e Laos. Em alguns casos, é aplicável a pena de morte. Mesmo o porte de quantidades mínimas de drogas pode ser punido com muitos anos de prisão. Um ato impensado poderá causar transtornos irreparáveis”.
Condenados à morte
Os países asiáticos são reconhecidos por terem duras leis contra o tráfico de drogas. Na Indonésia, em janeiro de 2015, o brasileiro Marco Archer Cardoso Moreira, 53, foi executado por fuzilamento. Ele estava preso há 11 anos por transportar cocaína em uma asa delta. Três meses depois, o brasileiro Rodrigo Gularte, de 42 anos, também foi fuzilado em cumprimento à condenação por tráfico de drogas na Indonésia.



