• Carregando...
Este seria o primeiro ataque fatal de tubarão – provavelmente um tubarão branco – em Massachusetts em oito décadas | Reprodução /YouTube
Este seria o primeiro ataque fatal de tubarão – provavelmente um tubarão branco – em Massachusetts em oito décadas| Foto: Reprodução /YouTube

Um brasileiro de 26 anos morreu, neste sábado (15), devido a ferimentos sofridos durante um ataque de tubarão em Cape Cod, no estado de Massachusetts, no mar da praia de Newcomb Hollow. De acordo com as autoridades, este seria o primeiro ataque fatal de tubarão – provavelmente um tubarão branco – em Massachusetts,em oito décadas.

Arthur Medici, natural do Espírito Santo e residente nos Estados Unidos, praticava bodyboard quando foi atacado. Ele morreu mais tarde no Hospital Cape Code.

Leia também: Furacão Florence deixa mortos e causa enchentes nos EUA

O National Park Service, agência do governo dos Estados Unidos, explicou que o ataque ocorreu a cerca de 300 metros ao sul da praia. A procuradoria distrital de Cape Cod informou que irá investigar o incidente.

De acordo com o pesquisador Gavin Naylor, diretor do Programa da Flórida para Pesquisa de Tubarões, a população de focas na área cresceu, e com ela vieram os tubarões em busca de comida, alguns deles com 3 ou 4 metros de comprimento. Por causa disso, explica, os ataques podem aumentar.

Apesar de não ter detalhes sobre o ataque de sábado, Naylor disse que provavelmente foi um tubarão branco que atacou o homem.

“Um tubarão branco de 4 metros e 500 quilos movendo-se a 1.800 metros por hora, com uma boca aberta, causa um dano considerável”, disse ele. “Eles são como um caminhão quando ficam maiores”.

Joe Booth, um pescador local e surfista, assistiu ao ataque de sábado da costa, disse à Associated Press. Medici tentou defender-se, disse Booth, mas “a surra foi sem precedentes”. Houve um vislumbre de uma cauda que perfurou a superfície da água. Então o amigo que estava com ele, possivelmente o irmão de Medici, arrastou o homem ferido para a areia.

Outro homem, que não quis se identificar, contou que viu a comoção enquanto Medici era retirado da praia, mordido na coxa direita, sangrando e inconsciente. Testemunhas contaram ao jornal Cape Cod Times que espectadores tentavam fazer torniquetes com uma toalha.

“Eu vi que ele estava sangrando e que a mordida alcançou a parte de trás de sua perna, e não havia nada lá”, disse o homem da Califórnia. “E havia lacerações profundas nos ossos de sua panturrilha”.

Um médico aposentado disse que o serviço de emergência levou cerca de 20 minutos para chegar; por isso, ele acredita que Medici morreu na praia, possivelmente por perda de sangue.

Leia também: Brasileiros nos EUA relatam briga e nervosismo em preparativos para chegada do furacão Florence

O ataque a Arthur ocorreu exatamente um mês depois de uma outra ocorrência, em 15 de agosto. As poderosas mandíbulas de um tubarão seguraram a perna do norte-americano William Lytton, a poucos metros da costa, a aproximadamente 16 km ao norte de onde foi o ataque de sábado.

Lytton se libertou dando socos no tubarão. Ele passou por meia dúzia de cirurgias e espera deixar o hospital até o final de setembro, explicou ao jornal.

Ataques de tubarão aumentaram em todo o mundo nas últimas décadas devido a espécies em expansão, informou o centro de pesquisas “International Shark Attack Files”. Os ataques ocorrem em águas próximas à costa, geralmente perto de bancos de areia.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]