Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Voto no exterior

Brasileiros formam longas filas em Portugal para votar nas eleições

Brasileiros votam em Portugal
Brasileiros fazem fila para votar em Lisboa, Portugal, 2 de outubro de 2022. (Foto: EFE / EPA / TIAGO PETINGA)

Ouça este conteúdo

Milhares de brasileiros, muitos vestidos de vermelhou ou de verde e amarelo, enfrentaram longas filas neste domingo em Portugal, para votarem no primeiro turno das eleições presidenciais.

De acordo com dados do Serviço de Estrangeiros e de Fronteiras (SEF), no país ibérico vivem 205 mil cidadãos brasileiros - o que representa um terço da população que está no exterior.

Lisboa, com 45 mil pessoas, concentra a maior parcela de brasileiros, seguida pelo Porto e pelo Faro.

O cônsul geral do Brasil na capital portuguesa, Wladimir Waller, mostrou satisfação com a grande presença de eleitores desde as primeiras horas de votação.

"O fluxo de pessoas é bastante intenso, o que nos leva a acreditar que a presença será bastante grande, expressiva", afirmou o diplomata, poucas horas antes da abertura das urnas, segundo publicou a agência de notícias "Lusa".

Assim como em Lisboa, na cidade do Porto também foram registradas longas filas.

O local escolhido para receber as urnas na capital foi a sede da Faculdade de Direito. Eleitores tiveram que formar uma longa fila e aguardaram mais de uma hora sob intenso calor.

O processo ocorreu com calma, sem contratempos, mesmo com a grande quantidade de pessoas ostentando cores que indicavam apoio aos principais candidatos, o atual presidente, Jair Bolsonaro, e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

A votação seguirá aberta em Portugal até às 17h pela hora local (13h de Brasília), conforme determinação do Tribunal Superior Eleitoral do Brasil.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.