Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Durante final de semana

Brasileiros se reúnem ao redor do mundo em defesa da anistia aos presos do 8 de janeiro

Ato pela anistia de Bolsonaro em Copacabana
O ex-presidente do Brasil Jair Bolsonaro com apoiadores em ato pró-anistia no Rio de Janeiro (Foto: EFE/ Andre Coelho)

Ouça este conteúdo

Brasileiros de diferentes partes do mundo se reuniram nas ruas, durante o final de semana, defendendo anistia aos presos do 8 de janeiro.

Os protestos foram registrados na véspera do ato na Avenida Paulista, em São Paulo, neste domingo (6), que contou com a presença do ex-presidente Jair Bolsonaro, o deputado federal Nikolas Ferreira (PL) e outras figuras da direita brasileira.

Uma das manifestações fora do Brasil aconteceu em Nova York, nos EUA, no sábado (5), ocasião na qual brasileiros que apoiam a anistia aos presos pelos atos do 8 de janeiro marcaram um evento na Times Square a fim de apontar o que acreditam ser injustiças por parte do Supremo Tribunal Federal (STF).

Os manifestantes entoaram em coro "anistia", enquanto seguravam cartazes com bandeiras do Brasil e dos EUA, a frase "anistia já!" e referências a alguns dos detidos, como a cabeleireira Débora Rodrigues dos Santos, que enfrentou dois anos de prisão por ter pichado, com batom, a estátua da Justiça.

Brasileiros se reúnem fora do Brasil para pedir anistia aos presos do 8 de janeiro. Crédito: Reprodução/X/@NewsLiberdade e @AlexandreKunz4 (Foto: Reprodução/X/@NewsLiberdade e @AlexandreKunz4)

Outras concentrações de apoio à causa ocorreram na Europa. Em Londres, no Reino Unido, também no sábado, brasileiros se reuniram em defesa da liberdade e para exigir anistia aos participantes dos atos em Brasília.

Brasileiros em Zurique, Suíça, manifestam apoio à anistia. Crédito: Reprodução/X/@sergiojunior79r (Foto: Reprodução/X/@sergiojunior79r)

Outro grupo se reuniu em Zurique, na Suíça, pedindo pressão sobre as autoridades brasileiras para liberarem os cidadãos detidos por participação nos atos do 8 de janeiro.

VEJA TAMBÉM:

Use este espaço apenas para a comunicação de erros